REGULARIDADE E TRANSPARÊNCIA

Jucec abre processo de recadastramento para leiloeiros, tradutores e intérpretes

Por Marcelo - Em 07/01/2025 às 11:20 AM

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) deu início ao processo anual de recadastramento para Leiloeiros e Tradutores Públicos, que será realizado até o próximo dia 14 de março. Totalmente digital, o procedimento está disponível para leiloeiros por meio do Portal de Serviços da Jucec, enquanto os tradutores deverão utilizar o canal de atendimento Juca.

Eduardo Jereissati destaca a importância da realização do recadastramento

De acordo com os artigos 43 e 89, inciso X, da Instrução Normativa nº 52/2022, do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), é obrigatório que leiloeiros e tradutores realizem anualmente o recadastramento na Junta Comercial em que estão matriculados, assegurando a regularidade e atualização de seus dados cadastrais.

Importância do recadastramento

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, ressalta a praticidade do processo online e sua relevância para os profissionais e para o público. “Anualmente, realizamos o recadastramento de leiloeiros e tradutores públicos, em consonância com a normativa do DREI. Isso não apenas garante uma lista atualizada desses profissionais, mas também facilita o acesso dos cidadãos aos serviços que eles oferecem”, afirma.

Jucec abriu prazo de recadastramento que vai até o dia 14 de março

Desde 2024, o recadastramento dos leiloeiros pode ser realizado diretamente no Portal de Serviços da Jucec. Em breve, a plataforma também estará disponível para tradutores e intérpretes públicos. Os leiloeiros devem acessar o Portal de Serviços da Jucec utilizando sua conta gov.br. Na página inicial, é necessário clicar em ‘Outros Serviços’, selecionar a opção ‘Agentes Auxiliares’, clicar em ‘Leiloeiro’ e, por fim, em ‘Recadastramento’. O processo é realizado totalmente de forma online, garantindo maior agilidade e conveniência para os profissionais.

Para tradutores e intérpretes

Já com relação aos tradutores e intérpretes públicos, este procedimento deve ser realizado por meio do atendimento Juca. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (85)-3108-2919 – que é Whatsapp -, e selecionarem as seguintes opções no menu: 6 – Outras Informações, 4 – Leiloeiros e Tradutores e 3 – Recadastramento de Tradutores.

Após seguir essas etapas, o usuário receberá um link para acessar a plataforma ‘Fale Jucec (Agentes Auxiliares)’, onde deverá concluir sua solicitação. O envio de documentação atualizada e o pagamento da Guia de Arrecadação correspondente ao serviço também são necessários.

Resultado

Após o término do período de recadastramento, a Jucec divulgará a lista atualizada de Leiloeiros e Tradutores Públicos em seu site oficial (https://www.jucec.ce.gov.br/). Este registro também será enviado ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará.

A Jucec reforça a importância do cumprimento dos prazos para que os profissionais possam manter suas atividades regulares junto ao órgão, garantindo dessa maneira a segurança e a transparência necessárias para os serviços por eles prestados.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business