fábrica em Itatiaia
Land Rover planeja produzir carros elétricos no Brasil
Por Redação - Em 28/03/2023 às 7:01 PM
A Land Rover suspenderá, a partir de 2030, a produção de veículos a combustão em todo o mundo, incluindo a fábrica localizada em Itatiaia (RJ), que hoje só produz veículos a combustão. Com a decisão, a unidade do Brasil será fechada, caso não mude a linha de modelos até lá. Mas a empresa pretende incluir o Brasil na produção de elétricos e até exportá-los para os Estados Unidos, segundo informou, em entrevista ao jornal Valor Econômico, o diretor global de estratégia e sustentabilidade do grupo Jaguar Land Rover, François Dossa.
Na última semana, Dossa se reuniu com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, para detalhar os panos da Companhia. Segundo o executivo, a reunião foi positiva, uma vez que o também ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio demonstrou conhecer e se interessar pelo tema sustentabilidade. Parte da conversa entre os dois girou em torno do desejo do grupo de ver o estímulo à produção de carros 100% elétricos contemplada na próxima fase do Rota 2030, programa federal de estímulos ao setor.
A produção de elétricos em Itatiaia seria possível, segundo Dossa, com a expansão da produção, já prevendo abastecer o mercado dos EUA, onde o grupo não tem fábrica.
A fábrica brasileira da Land Rover foi inaugurada em junho de 2016, com uma estrutura pequena, quando comparada às grandes montadoras. Atualmente, são pouco mais de 500 funcionários. A unidade se dedica ao segmento de utilitários de luxo. A produção local foi responsável por 30% dos 3,6 mil veículos Land Rover vendidos no país em 2022. A ideia é elevar a participação da produção local nas vendas para 50% em 2023, segundo João Oliveira, que há oito meses assumiu o comando do grupo no Brasil e América Latina.