READAPTAÇÃO
Latam, Gol e Azul vão reduzir suas operações domésticas e para o exterior
Por Marcelo - Em 16/03/2020 às 8:58 PM
A Latam e suas subsidiárias comunicaram que reduzirão em 70% as suas operações, devido ao anúncio de vários países de que estão fechando suas fronteiras temporariamente, devido à pandemia do Covid-19, gerando forte queda de demanda.
Isso representa uma redução de 90% de suas rotas internacionais, além de 40% na malha aérea doméstica do grupo. Informou, ainda, que todos os passageiros que possuem voos nacionais ou internacionais afetados, e viajariam a partir desta segunda-feira (16), podem reagendar seus voos, sem custos, até o próximo dia 31 de dezembro.
Reajustando
A Gol também já realizou ajustes de suas rotas, com o objetivo de garantir o equilíbrio entre o novo cenário de demanda e a qualidade e amplitude de sua extensa malha aérea.
“É fato que estamos diante de uma situação sem precedentes na história. Estamos cientes da gravidade do cenário, porém mais preparados para servir e orientar nossos clientes, garantindo a disponibilidade do transporte aéreo, um serviço essencial para toda a sociedade”, disse o CEO da companhia, Paulo Kakinoff.
No final da semana passada, a Azul já havia anunciado que iria reduzir em 30% as suas operações internacionais com o objetivo de reduzir os impactos causados pela queda de demanda nesses voos, devido à pandemia do Covid-19. E, nesta segunda, anunciou o cancelamento de todos os voos para o exterior, exceto os que partem de Campinas. E que as linhas domésticas estão sendo reajustadas.
Já a Abear – entidade que representa as companhias aéreas que operam no Brasil – solicitou ao Governo Federal diversas medidas emergenciais, como a redução do PIS/Confins sobre o QAv; desoneração da folha de pagamentos; linha de crédito para capital de giro, dentre outras, a fim de socorrer, temporariamente, as empresas.