Leonardo Fontenele diz que turismo alavanca a economia

Por Admin - Em 22/03/2019 às 5:00 PM

O LIDE Ceará realizou, hoje, a segunda edição deste ano do seu café-debate, com o CEO e diretor criativo da IMAGIC, Leonardo Fontenele. Ele foi recepcionado pela presidente da entidade, Emília Buarque, que destacou a expertise do palestrante no que se refere à arquitetura de conteúdo, com competências múltiplas em nível global.

“Ao convidá-lo, buscamos muito mais alarde outro tema que ele domina, que é a multipropriedade, que tende a ser um novo ciclo de oportunidades para a construção civil, setor imobiliário e turístico, especialmente. Como contemplamos no LIDE um grupo de empresários desses segmentos, a ideia é debater o assunto, já que ano passado foi aprovada a lei que regulamenta a multipropriedade. E pedimos a ele para falar um pouco sobre as tendências do varejo, e concept store”, disse Emília.

Ela ressaltou que o principal objetivo do LIDE Ceará, no primeiro semestre deste ano é buscar, “diante de um cenário em que os interesses políticos se sobrepõem à vontade de fazer o País crescer, temos de focar no ambiente de negócios e buscar alternativas de resultados para as empresas, não só para grandes players – como a rede Hard Rock -, mas também empresas aqui do Estado”, completou Emília Buarque.

O palestrante afirmou que a multipropriedade é uma tendência mundial e, como a IMAGIC é uma empresa de arquitetura, marketing e entretenimento, olha os empreendimento pôs essa ótica. E disse que, recentemente, participou de eventos no exterior, um da United Nations Wolrd Travel Council, que é o órgão de viagens do Conselho Mundial das Nações Unidas e outro da Deloitte.

“Estou pinçando isso para trocar a ideia de quais são os pontos mais favoráveis que a gente pode, com a realidade local, adaptar aqueles conceitos para o que temos aqui. Foi mostrar um case que estamos trabalhando em Hong Kong, outro em Foz do Iguaçu, para poder unir o que há de comum entre os dois e as oportunidades aqui do Ceará”, disse.

Afinal, Fortaleza está se tornando um centro de conexões aéreas (Hub), o que deve gerar muitas oportunidades no setor turístico. “O Hub é uma infraestrutura importantíssima para o Ceará, foi uma grande conquista do Governo. E o secretário Arialdo Pinho (Setur) está certo, pois existe a estratégia da tesoura, que tem duas pernas. Vou citar Foz, porque eles têm dois milhões de visitantes para as Cataratas do Iguaçu, vindos de foram do Brasil, o que é um volume bastante significativo”, lembrou o CEO da IMAGIC.

No seminário da United Nations foi demonstrado que 57% das viagens mundiais de turismo são feitas de avião, ou seja, destacando a importância de ter um acesso claro ao local. Além disso, 53% das viagens do mundo são realizadas para lazer, e o Ceará é um destino típico para esse tipo de turista.

“São dados confiáveis, do último anuário da United Nations para viagens, então não precisa falar: Ah, eu não sou Rio ou São Paulo. Bobagem. Estamos fisicamente muito bem posicionados. Precisamos criar alavancas de negócios, para que as pessoas queiram fazer o stopover aqui, como Dubai fez, como Abu Dhabi ou Catar está fazendo. Você gera atração e a pessoa decide – eu vou parar. Então, Governo e iniciativa privada invistam e pensem como um destino importante, pois os gastos turísticos se distribuem muito capilarmente na economia local. E o World Traveller Tourism Council apontando que 10% dos empregos da terra são ligados diretamente ao turismo, foram os indiretos e as cadeias secundárias e ternárias. Então, se você quer realmente melhorar o lugar, turismo é uma das melhores soluções. E é preciso mostrar aquilo que só a gente (Ceará) tem”, salientou.

Leonardo Fontenele abordou pontos para o comércio varejista. “Com relação ao evento da Deloitte, vou apontar duas, que fará muita diferença nessa guerra atual da situação econômica do Brasil, que é como você pode melhor posicionar seu empreendimento de varejo”, finalizou o empresário.

Leonardo falou da importância do turismo e da conectividade aérea que Fortaleza já possui

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business