TECNOLOGIA
LGPD: empresas devem se adaptar ao compliance digital
Por Marcelo - Última Atualização 26 de fevereiro de 2020
A nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) começa a vigorar em agosto e muitas empresas precisam se adaptar às novas obrigações, buscando soluções que possam acelerar o processo e prepará-las para os novos desafios do compliance digital.
O cenário brasileiro é um desdobramento de regulamentações internacionais, como o General Data Protection Regulation (GDPR), da União Europeia, na qual a LGPD é baseada. Ambas estabelecem boas práticas e orientações para programas de compliance e proteção de dados em empresas.
“Tanto a Lei Anticorrupção de 2013, quanto a LGPD dizem que podem ser solicitadas às empresas evidências sobre a existência e a eficácia do programa de compliance”, explicou Marcelo Erthal, CEO do clickCompliance, startup brasileira que desenvolveu um software para realizar divreesas operações.
“Por isso, focamos em registrar dados que comprovem às autoridades que a empresa, através do nosso software, têm se esforçado para oferecer treinamentos de ética e anticorrupção, que têm cobrado o aceite em políticas e que têm a participação da alta administração no programa”, disse.
O clickCompliance automatiza a apuração de denúncias, o envio e a cobrança de aceites em políticas corporativas (além de comprovar que o funcionário entendeu a política antes de aceitar), distribui e cobra treinamentos de ética e anticorrupção de grupos de funcionários, tem um chatbot que usa inteligência artificial para tirar dúvidas dos funcionários e um canal de denúncias web.
“Em momentos como o que estamos vivendo, de grandes mudanças na forma de empresas administrarem seus negócios, é preciso que elas aproveitem as ferramentas tecnológicas disponíveis para ajudar no processo de adaptação”, completou Marcelo Erthal.