NO BS DESIGN
Lide Ceará encerra workshop sobre LGPD ministrado pela R. Amaral Advogados
Por Marcelo - Em 09/10/2020 às 7:04 PM
O Lide Ceará promoveu para seus associados o workshop “LGPD: do planejamento à implantação”, realizado no BS Design Corporate Towers, durante cinco dias, encerrando nesta sexta-feira (9). O evento foi ministrado em parceria com a R. Amaral Advogados, escritório que vem atuando desde 2019 na orientação a empresas a respeito da adaptação à Lei Geral de Proteção de Dados.
O workshop foi conduzido durante as manhãs, com apresentações feitas pela equipe da R. Amaral Advogados, que detalhou e discutiu com os presentes diversos aspectos da LGPD. Os encontros foram realizados em pequenos grupos, para resguardar os protocolos de segurança sanitária, com o mesmo conteúdo sendo apresentado ao longo da semana.
Para Emília Buarque, presidente do Lide Ceará, o tema é de grande relevância para os associados e não poderia ficar de fora neste período de retorno gradual às atividades presenciais. “Temos acompanhado com atenção as implicações das mudanças advindas da LGPD e decidimos trazer para nossos afiliados um conteúdo rico e diferenciado, que lhes permita entender as regras e aplicá-las de maneira correta em seus negócios”, disse.
Para o advogado Raul Amaral, sócio-diretor da R. Amaral Advogados, a compreensão das empresas de que o tratamento de dados deve ser encarado como investimento e não um custo, faz toda a diferença na disposição para implantar uma política de tratamento de dessas informações tão relevantes.
“A parametrização correta e transparente de processos internos fará com que as empresas, categorizando os dados e identificando a base legal que fundamenta a sua coleta, consigam não somente conhecer as demandas dos seus clientes e escalonar o seu negócio, mas também proteger os dados. Isso permite, ainda, a implantação de políticas e campanhas internas com seus colaboradores e garante a qualidade de produtos ou serviços”, reforçou.
Para o participante do encontro, Ian Corrêa, vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, o evento foi de extrema importância para a melhor compreensão e adequação das instituições. “É preciso entender que se preparar para a implantação da LGPD não é um custo para a empresa, e, sim, um investimento. Além de somar à governança e ao compliance, pode ser extremamente estratégico para as corporações”, destacou.