LONDON JOURNEY

Líderes cearenses exploram campus White City do Imperial College London

Por Marcelo - Em 15/10/2024 às 6:59 PM

O grupo de líderes cearenses que participa do Programa de Educação Executiva Internacional – London Journey, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), teve a oportunidade de explorar áreas inovadoras do campus White City do Imperial College London nesta terça-feira (15). O espaço, concebido como um centro de colaboração entre academia, indústria e empreendedorismo, destaca-se como um polo global de inovação científica e tecnológica, onde pesquisas de impacto transformador são aplicadas e novos negócios são impulsionados.

Comitiva cearense estão participando de sessões acadêmicas em Londres

Os integrantes da missão internacional organizada pelo IEL Ceará, participaram de sessões acadêmicas que abordaram temas de vanguarda como ‘Indústria 5.0 – A próxima fronteira nas transações digitais’ e ‘Salto Quântico: Transformando negócios e sociedade com a computação quântica’. Localizado no Distrito de Inovação de Londres, o campus White City é um ambiente de excelência tecnológica, reunindo laboratórios, centros de pesquisa e espaços dedicados ao desenvolvimento de novas tecnologias. Entre suas áreas de destaque estão: biotecnologia, ciência quântica, energia limpa, aprendizado de máquina e ciências da saúde.

O campus foi projetado para ser um verdadeiro ecossistema de inovação, conectando estudantes, pesquisadores, startups e grandes empresas com o objetivo de gerar soluções inovadoras que enfrentem desafios globais e tragam benefícios práticos para a sociedade. A computação quântica, vista como um dos avanços mais disruptivos da era tecnológica, foi apresentada como uma ferramenta capaz de transformar radicalmente setores inteiros, ampliando a capacidade de resolução de problemas complexos em uma escala sem precedentes.

Avaliação positiva

Danilo Serpa elogiou a expertise dos professores e palestrantes

Os participantes do programa avaliaram positivamente os primeiros dias da jornada. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), Danilo Serpa, agradeceu ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, pela visão e sensibilidade no sentido reunir os setores industrial e público, além da academia, numa imersão à inovação no Reino Unido. “Estamos discutindo temas como liderança, inovação, inteligência artificial (IA), governança digital, ciência quântica e transição da Indústria 4.0 para a 5.0. Tudo com os melhores experts, que estão trazendo conceitos inovadores, conectando o setor produtivo, a academia e o Governo do Estado. Isso impulsionará a construção de um Ceará alinhado com as demandas do futuro“, destaca.

Já Rholden Queiroz, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), destacou a riqueza da experiência. “Estamos fora da nossa rotina, em um ambiente de excelência, respirando inovação, tecnologia, liderança e sustentabilidade. As informações recebidas ampliam nossa visão e garantem um ambiente extremamente enriquecedor, com a troca de ideias entre empresários, líderes públicos e acadêmicos“, afirma.

Vilma Freire, secretária do Meio Ambiente do Ceará, também ressaltou os benefícios do programa. “Saímos daqui com inúmeras ideias para discutir com o setor privado e acadêmico, com o intuito de avançar na prestação de serviços ao povo cearense. As tecnologias apresentadas nos mostram que é através da inovação que conseguiremos mitigar os impactos das mudanças climáticas, que é o nosso foco principal”, conclui. O London Journey reforça o compromisso dos líderes cearenses com a inovação e o avanço tecnológico, inspirando novas iniciativas que transformarão o futuro do Estado e da região.

Representantes da comitiva da indústria e Governo do Ceará que participam do London Journey

Mais notícias

Ver tudo de IN Business