ESTRATÉGIA COMERCIAL

Liquidação de início de ano ajuda lojista a se capitalizar e trazer novas coleções

Por Marcelo - Em 03/01/2024 às 5:03 PM

Passadas as festas de final de ano, que costumam movimentar de forma mais intensa o comércio, as lojas começam a realizar liquidações de estoques. Na capital cearense, vários shoppings e as lojas fazem ações de promoções previstas para os meses de janeiro e fevereiro. E a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza dá diversas dicas para quem quer faturar mais alto.

Assis Cavalcante diz que as promoções de início de ano são relevantes

“Acabamos de sair de um bom período de vendas, que foi o Natal. Sabemos que ainda há produtos como eletroeletrônicos, vestuário e calçados que não foram vendidos, mas agora podem ser adquiridos por um preço atrativo. Em algumas lojas, os descontos podem podem chegar a 70% ou 80%. Além disso, a partir das vendas realizadas nesta temporada de liquidações, o lojista consegue se capitalizar e trazer novos produtos e coleções”, afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza.

Afinal, o primeiro bimestre também representa um período de grande movimento no comércio varejista, com descontos em diversos serviços e produtos, como roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, móveis, entre outros. Para as empresas deste segmento, essa fase inicial do ano pode trazer diversos benefícios. Mas é preciso estar atento ao que o consumidor deseja e às tendências do mercado.

A redução dos preços das mercadorias é um forte incentivo para as compras, que pode levar a um aumento significativo no volume de vendas no período da liquidação. Essa estratégia também serve como uma excelente oportunidade de atrair novos clientes para os estabelecimentos comerciais, que podem se tornar um público regular.

Algumas grandes empresas do varejo brasileiro fazem as suas tradicionais liquidações de início de ano, envolvendo tanto o canal de venda físico quanto o digital, representando uma estratégia antenada com as tendências do comércio, assim como os marketplaces. E esta sintonia entre os ambientes físicos e digitais representam um diferencial para quem quer se manter em destaque num ambiente cada vez mais competitivo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business