Litoral Oeste vai ferver com provas internacionais de kitesurfe
Por Admin - Em 19/11/2018 às 4:15 PM
A partir de amanhã, o Litoral Oeste do Ceará vai ferver com importantes etapas do kitesurfe internacional, movimentando também a economia. A Praia do Preá, em Jericoacoara, sediará a etapa que vale pontuação para o Circuito Mundial – o Ceará Kite Pro 2018, iniciando amanhã e seguindo até o sábado (24).
Promovido pelo Instituto Povo do Mar (IPOM), o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) juntamente com a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte Estadual. O evento deve atrair centenas de pessoas até a região de Jericoacoara.
Nomes reconhecidos internacionalmente que buscam o título mundial, entres os melhores riders do mundo, como os cabo verdianos Airton Cozzolino, Matchu Lopes e Mitu Monteiro, além dos brasileiros Sebastian Ribeiro e Pedro Matos, prometem realizar manobras radicais e deixar a galera de pé nas areias do Preá.
Já na região do Cumbuco, perto de Fortaleza, também acontece outra importante competição do esporte, que encerrará no domingo (25). Trata-se da última etapa do World Kiteboarding Championship, com as maiores feras da categoria freestyle, que promovem ousadas manobras aproveitando a intensidade dos ventos cearenses.
Dentre os candidatos ao título deste ano está o cearense Carlos Mário, o Bebê, que é natural da região do Cauípe, próximo ao Cumbuco e um dos points do kitesurfe no Ceará, devido à lagoa ser ao lado da praia.
Isso facilita o treino das manobras nas águas mais tranquilas do Cauípe, para depois serem executadas em mar aberto, onde as competições são realizadas pelo mundo afora, como Holanda, Turquia, França, Espanha e México. Duas boas opções para quem gosta de sol, mar e esportes radicais.
Litoral cearense tem alguns dos melhores points de kitesurfe do mundo, devido aos ventos
Foto: Balada IN