BALANÇO
Lucro da Hershey cai 55,5% e atinge US$ 180,9 milhões no 2º trimestre
Por Redação - Em 03/08/2024 às 12:46 AM
A fabricante norte-americana de chocolates Hershey registrou um lucro líquido de US$ 180,9 milhões no segundo trimestre deste ano, o que equivale a US$ 0,89 por ação. Esse resultado representa uma queda de 55,5% em comparação ao mesmo período de 2023, quando o lucro líquido foi de US$ 406,98 milhões, ou US$ 1,98 por ação.
O lucro ajustado foi de US$ 1,27 por ação. A receita líquida diminuiu 16,7% em relação ao ano anterior, passando de US$ 2,490 bilhões no segundo trimestre de 2023 para US$ 2,074 bilhões no segundo trimestre de 2024. Analistas consultados pela FactSet esperavam um lucro de US$ 1,44 por ação e uma receita de US$ 2,304 bilhões.
Em comunicado, a Hershey informou que as vendas líquidas orgânicas, em moeda constante, caíram 16,8%, pressionadas pela redução dos estoques de varejistas de confeitaria na América do Norte e internacionalmente, principalmente devido à implementação do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP) no segundo trimestre, bem como ao cronograma de remessa sazonal.
A receita com vendas na América do Norte no período caiu 20,7% em comparação ao ano anterior, para US$ 1,579 bilhões. “Aproximadamente 11 pontos percentuais da queda foram relacionados ao esgotamento planejado dos estoques dos varejistas acumulados no primeiro trimestre, antes da implementação do sistema ERP da empresa em abril. Cerca de 8 a 9 pontos da queda refletiram o estoque dos varejistas e o cronograma de envio sazonal, que se espera ser transferido para a segunda metade de 2024”, disse a Hershey. O lucro reportado no trimestre foi de US$ 464,5 milhões, uma queda de 29,3%, devido a vendas reduzidas e aumento nos custos de commodities.
No segmento de snacks salgados na América do Norte, as vendas líquidas foram de US$ 289,9 milhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 6,4% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pelo crescimento do volume. A receita foi de US$ 52,2 milhões no segundo trimestre de 2024, um aumento de 19,2% em relação ao ano anterior.
No segmento internacional, as vendas recuaram 8,9% no mesmo período, para US$ 204,8 milhões. As vendas líquidas orgânicas em moeda constante diminuíram 10,4%, devido ao esgotamento planejado do estoque no primeiro trimestre antes da implementação do sistema ERP da empresa em abril e declínios planejados no México relacionados à descontinuação da linha de produtos de bebidas lácteas em 2023, segundo a Hershey. O lucro reportado foi de US$ 25 milhões no segundo trimestre, devido a “declínios de volume e maiores custos de commodities, que mais do que compensaram a maior realização de preços líquidos”, afirmou a companhia.
“O ambiente operacional atual continua dinâmico, com os consumidores reduzindo os gastos discricionários,” disse Michele Buck, CEO da Hershey. “Nosso negócio foi impactado por essas tendências, mas estamos satisfeitos em ver o crescimento contínuo na categoria de confeitaria e o ímpeto se formando em nosso portfólio de snacks salgados. Nossa inovação para a segunda metade do ano deve trazer energia para nossas categorias, e estamos confiantes de que nossas estratégias em evolução atenderão às necessidades em mudança dos consumidores e impulsionarão o sucesso a longo prazo”, acrescentou.
Para o ano fiscal de 2024, a empresa reduziu sua orientação e agora espera que as vendas líquidas recuem 2%, em comparação com a perspectiva anterior de crescimento de 2% a 3%. Para o lucro por ação reportado, a expectativa é de um declínio de 1% a 3%, ante a projeção anterior de estabilidade. Em uma base ajustada, a Hershey afirmou que espera uma ligeira queda no lucro por ação, em comparação à perspectiva estável anterior.