NA FIEC
É hoje: Luiz Roberto Barcelos fala a empresários do setor de alimentos
Por Marcelo - Em 03/03/2020 às 8:25 AM
Acontece nesta terça-feira (3), a partir das 18h30, a palestra “Mercado internacional para alimentos brasileiros e perspectivas 2020”, que será apresentada pelo empresário Luiz Roberto Barcelos, presidente da Abifrutas e sócio da Agrícola Famosa, uma das maiores empresas do setor de fruticultura e maior produtora de melão do Brasil. O evento será realizado na Casa da Indústria.
Por conta de toda essa expertise de sua companhia, e por sua forte atuação à frente da Abrafrutas, Luiz Roberto falará sobre as perspectivas para 2020, uma vez que no ano passado a fruticultura bateu recorde de exportações, superando a casa de US$ 1 bilhão em negócios.
O encontro é promovido pelo Sindialimentos e pela FIEC, e visa traçar um panorama do setor no decorrer deste ano. Afinal, o Ceará tem posição de destaque na produção de determinadas frutas no Brasil, e ainda tem uma posição geográfica estratégica, que permite ao Porto do Pecém ser um dos principais na exportação desse tipo de produto das regiões Norte e Nordeste. Após a palestra, os associados do Sindialimentos realizam sua reunião mensal, sob o comando do presidente André Siqueira. Serão tratados temas como plataforma digital, planejamento estratégico e cooperação técnica.
O tempo de navegação entre o Pecém e os principais portos dos Estados Unidos e Europa é relativamente curto e praticamente igual, tornando a operação rápida, eficaz e com custos reduzidos. Tanto que a empresa de transporte marítimo MSC inaugurou, em setembro do ano passado, uma nova linha exclusiva para o setor de fruticultura (N/NE) para Espanha e Itália.
Esta nova rota internacional foi comemorada pelo presidente do CIPP S/A, Danilo Serpa, uma vez que na safra 2018/2019 a MSC movimentou mais de 2.000 contêineres levando frutas frescas para diversos terminais portuários situados em diversos países, com embarques realizados no Tmut do Porto do Pecém.
A Agrícola Famosa está situada na divisa entre o Ceará e o Rio Grande do Norte, sendo uma das principais empresas do agronegócio brasileiro, com forte cultura exportadora, que está sempre investindo em novas tecnologias e na realização de pesquisas para aumentar a produtividade e preservar o meio ambiente.