COMÉRCIO EXTERIOR

Lula: Brasil não deve escolher entre EUA e China, mas diversificar relações comerciais

Por Redação - Em 22/04/2025 às 5:12 PM

Lula Foto Agência Brasil

“Quero vender e comprar, fazer parcerias. Não se trata de ter preferência, mas de ampliar oportunidades para nossos empresários”, declarou Lula FOTO: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (22) que o Brasil não vai escolher lados entre Estados Unidos e China e que busca manter relações comerciais com ambos os países. “Quero vender e comprar, fazer parcerias. Não se trata de ter preferência, mas de ampliar oportunidades para nossos empresários”, declarou ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric.

Lula criticou políticas protecionistas recentes adotadas por países desenvolvidos, citando os EUA. Para ele, essas medidas vão na contramão do discurso de livre comércio pregado desde os anos 1980.

O presidente também defendeu a diversificação de parceiros comerciais e disse que o Brasil não precisa disputar protagonismo na América Latina. “O Brasil já é grande por si só”, afirmou.

No fim do encontro, Lula convidou Boric para a próxima cúpula do Brics e sugeriu sua presença no evento Celac-China, em Pequim, com possibilidade de reunião com o presidente Xi Jinping.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business