TRABALHADORES

Lula defende manutenção da política de valorização do salário mínimo

Por Redação - Em 06/09/2024 às 1:21 PM

Real Moeda Brasileira

“O salário mínimo já teve dois aumentos acima da inflação. E vai ser assim daqui para frente”, afirmou o presidente,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta sexta-feira (6), seu compromisso com a política de valorização do salário mínimo durante uma entrevista à rádio Difusora Goiânia. Lula destacou que a estratégia de aumento do salário mínimo, que já resultou em dois reajustes superiores à inflação, continuará em vigor.

“O salário mínimo já teve dois aumentos acima da inflação. E vai ser assim daqui para frente”, afirmou o presidente, enfatizando que sua administração continuará a promover reajustes que garantam o poder de compra dos trabalhadores de baixa renda.

Lula também abordou críticas que sugerem que os aumentos salariais poderiam comprometer os recursos destinados aos aposentados. “Porque, veja, não adianta falar: o Lula não pode aumentar o salário mínimo porque vai pagar para os aposentados. Ora, o salário mínimo é o mínimo do mínimo”, ressaltou o presidente.

Além disso, Lula respondeu a preocupações do mercado financeiro sobre o impacto dos aumentos no gasto público. Em sua declaração, ele desafiou a noção de que a valorização do salário mínimo poderia levar a um aumento insustentável das despesas governamentais. “Como é que eu vou deixar de dar aumento para o salário mínimo? Aí o tal do mercado financeiro de vez em quando fala: não, mas aí vai aumentar o gasto do governo. E eu digo sempre: salário não é gasto”, concluiu o presidente.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business