PLANO DE EXPANSÃO
M. Dias Branco anuncia aquisição de fábrica de snacks por R$ 180 milhões
Por Marcelo - Em 29/09/2021 às 1:04 PM
A M. Dias Branco anunciou que realizou a aquisição da Latinex, empresa brasileira de snacks doces e salgados, temperos e condimentos, e dona das marcas como Fit Food, Frontera, Smart e Taste & Co. O custo total da aquisição é de R$ 180 milhões, podendo chegar a R$ 272 milhões, caso sejam cumpridas algumas metas de desempenho até 2023.
A aquisição da líder nacional em massas e biscoitos representa o fortalecimento da M. Dias Branco no mercado de healthy food. “As marcas da Latinex vão ajudar a companhia a se aproximar de um público que busca opções saborosas, porém mais saudáveis. São marcas diferenciadas e atraentes, com produtos que atendem, inclusive, ao exigente público vegano. Todas têm grande potencial de crescimento e margens atrativas”, explicou Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.
Theodozio destacou que a companhia atuará para o crescimento acelerado da Latinex não apenas apoiando a empresa em gestão, mas, principalmente, criando oportunidades de distribuição. “Nossas marcas estão em todo o País, em locais em que os produtos da Latinex ainda não chegaram. O potencial de ampliação de mercados é enorme”, afirmou o executivo.
Fundada há cerca de dez anos pelo empreendedor Eduardo Moraes, a Latinex iniciou sua trajetória como importadora de snacks doces e salgados. Em 2020, a empresa inaugurou uma nova planta industrial em São José dos Pinhais, no Paraná, triplicando sua capacidade de produção.
Atualmente as marcas Fit Food (snacks doces e salgados, macarrões, farinhas especiais e chocolates), Smart (temperos), Frontera (tortillas de farinha de trigo e milho com inspiração mexicana) e Taste&Co (maple syrup), são produzidas no Brasil na unidade industrial do Paraná. A Latinex também importa da Inglaterra e distribui a marca de snacks de batata de verdade Tyrrel´s. O portfólio conta com mais de 120 itens.
Nos últimos anos, a M. Dias Branco tem dado passos importantes para entrar no mercado de alimentos voltados para consumidores que buscam saudabilidade. Um bom exemplo é a linha de biscoitos doces e salgados Adria Plus Life, lançada em 2017, e o lançamento, este ano, de uma linha de snacks salgados assados de batata da marca Piraquê. Por meio do programa Germinar, que busca parcerias com startups, a empresa realizou um aporte de capital na Mandala Comidas Especiais, que oferece pratos saudáveis e livres de alergênicos.
“A aquisição da Latinex vai acelerar enormemente nossa evolução em um mercado que cresce de forma exponencial em todo o mundo”, destaca Theodozio. O crescimento da companhia ao longo dos anos ocorreu organicamente e, também, por meio de aquisições. “Uma das características da empresa é respeitar a história das marcas adquiridas e o legado de seus fundadores. Esta também será a filosofia em todo o processo de integração com a Latinex”, finalizou Gustavo Theodozio.