TRANSIÇÃO CLIMÁTICA

M. Dias Branco anuncia o seu ingresso no Índice Carbono Eficiente da B3 este ano

Por Marcelo Cabral - Em 22/01/2025 às 5:09 PM

A M. Dias Branco, consolidada como referência em práticas sustentáveis, anunciou sua inclusão no Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3) neste ano de 2025. Este marco reforça o compromisso da companhia com a gestão eficiente de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e com a implementação de estratégias voltadas para a transição climática. Criado em 2010, o ICO2 B3 desempenha um papel essencial no estímulo à discussão sobre as mudanças climáticas no Brasil, incentivando ações concretas para a construção de um futuro de baixo carbono.

M. Dias Branco passa a integrar o Índice Carbono Eficiente da B3

“A adesão ao ICO2 B3 reflete o compromisso da M. Dias Branco em liderar ações que reduzem emissões de GEE e promovem a transição para uma economia sustentável”, destaca Daniella Pessoa, gerente de Estratégia Climática e Ambiental da empresa. Segundo a executiva, o trabalho diário da companhia está centrado em iniciativas que otimizam processos, envolvem uma cadeia de fornecedores e garantem uma gestão eficiente das emissões em todas as etapas da cadeia de valor. “Estamos atentos aos desafios e oportunidades que as mudanças climáticas nos apresentam”, complementa.

Metodologia do ICO2 B3

A inclusão no ICO2 B3 exige que as empresas atendam a critérios rigorosos, analisados ​​quadrimestralmente. Para ser elegível, é necessário estar entre 75% das companhias com os menores coeficientes de emissão por receita, além de atingir um Score de Gestão de Emissões de GEE (SGEE) superior à média do setor econômico. Com a atualização metodológica prevista para 2025, os ativos pertencentes ao Índice Brasil Amplo (IBrA B3) também poderão compor o ICO2 B3, ampliando a diversidade e a representatividade da carteira.

A inclusão no ICO2 B3 é resultado direto das iniciativas promovidas pelo Programa Descarbonize, da M. Dias Branco, composto por dez pilares estratégicos que orientam o plano de transição climática da companhia. Entre as principais frentes do programa destacam-se a migração para matrizes energéticas e combustíveis renováveis, engajamento ativo de toda a cadeia de valor, desenvolvimento de ações sustentáveis na logística, e muito mais.

Desde 2020, a M. Dias Branco registra uma redução consistente de emissões, em linha com as metas condicionais na Agenda Estratégica de ESG 2030. Esse compromisso reflete a determinação da empresa em integrar sustentabilidade, inovação e eficiência em todas as suas operações, consolidando-se como protagonista na transição para um modelo de negócios ambientalmente responsável.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business