RELATÓRIO INTEGRADO
M. Dias Branco apresenta os avanços alcançados nas iniciativas ESG em 2021
Por Marcelo - Em 01/04/2022 às 12:49 PM
A líder nacional em massas e biscoitos com presença global, atuação diversificada e respeito às origens, reforça o compromisso em cuidar do planeta, acreditar nas pessoas e fortalecer alianças. Para a M. Dias Branco, os temas integrados às frentes ESG (Ambiental, Social e de Governança, na tradução para o português) são encarados como prioridade.
Para comunicar ao mercado os avanços realizados ao longo dos anos, seguindo os critérios ESG, a M. Dias Branco divulga o seu Relatório Anual Integrado 2021. “A preocupação com o desenvolvimento sustentável, social e de governança faz parte da cultura da M. Dias Branco. Reconhecemos a nossa posição de liderança no mercado nacional de massas e biscoitos e entendemos que estas ações geram valor à companhia e à própria sociedade. Dessa forma, valorizamos também o nosso posicionamento de sonhar, realizar e crescer”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da companhia.
Sustentabilidade
Em 2021, a M. Dias Branco ampliou o escopo do seu Comitê de Governança Corporativa para abranger, também, pautas ambientais e de sustentabilidade, transformando-o em Comitê ESG. Além disso, elaborou uma nova Agenda de Sustentabilidade, considerando a visão de diversos stakeholders para a definição de temas que estarão em foco até 2030. As preocupações com as mudanças climáticas, diversidade, inclusão e empreendedorismo de comunidades do entorno passam a compor sua agenda.
No total, a nova agenda abordará 15 temas prioritários distribuídos em três pilares: cuidar do planeta (Ambiental), acreditar nas pessoas (Social) e fortalecer alianças (Governança). Para cada tema, foram estabelecidos indicadores e metas de longo prazo.
A M. Dias Branco integra, mais uma vez, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3, e houve a progressão da Companhia de D para B- no ranking CDP (Carbon Disclosure Project) e classificação A na avaliação ESG Ratings da Morgan Stanley Capital International (MSCI).
Teve a meta alcançada de utilizar 100% do volume de caixas de papelão e papel cartão de material reciclado e/ou kraft (virgem) provenientes de matéria-prima extraída de florestas manejadas. Trocou 43 empilhadeiras movidas a combustão por modelos com bateria de lítio, gerando economia de 2.522 toneladas de CO² em emissões, além de outras ações de impacto ambiental positivo.
Com isso, no ano passado 32,85 mil toneladas de resíduos foram direcionadas para operações de reciclagem ou reutilização, além de 3,49 mil toneladas terem encaminhadas para disposição final.
Avanços Sociais
Contribuição para mais de 150 instituições com doações, ações e projetos. Apoio a 100% das comunidades do entorno das unidades industriais com doações de produtos e 57,14% com projetos de desenvolvimento local (ações de voluntariado e projetos sociais).
Implantação da Fábrica de Voluntários – programa de voluntariado com o propósito de inspirar e transformar vidas por meio de ações voluntárias, estimulando a prática cidadã e o espírito de responsabilidade social.
Em parceria com o Senai, a companhia forneceu capacitação gratuita para as comunidades do entorno de quatro unidades: duas em Fortaleza; uma em Salvador e outra em Jaboatão dos Guararapes. Ao todo, foram cinco cursos e 75 pessoas capacitadas como eletricista industrial; assistente administrativo, de produção e de logística.
Governança
Nesta área a companhia fechou o ano com 25% da liderança composta por mulheres; com o seu Conselho de Administração possuindo 33,33% de participação feminina, sendo presidido pela empresária Consuelo Dias Branco.
Ampliou espontaneamente a licença-paternidade para 15 dias e realizou uma série de ações de capacitação, o que resultou em 438 mil horas de treinamento, com a participação de cerca de 13 mil colaboradores.
Implantou o sistema de gestão de segurança do trabalho, fundamentado no Programa Positivo – sistema próprio de gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SSO), baseado em normas internacionais, nas plantas de Jaboatão dos Guararapes e Rio de Janeiro, totalizando 73% de suas unidades.