Orgulho Cearense
M. Dias Branco divulga lucro recorde de R$ 137 milhões no trimestre e investe R$ 56 milhões em infraestrutura
Por Pompeu - Em 15/05/2020 às 3:41 PM
Com mais de 65 anos de uma história permeada de realizações, desafios e muitas conquistas, a M. Dias Branco é uma das mais rentáveis e importantes companhias do Brasil. Atualmente conta com 15 unidades industriais e mais de 35 filiais comerciais distribuídas em diferentes estados do País, atuando em todo território nacional e também presente com suas marcas em mais de 30 países em todos os continentes.
Líder de mercado em biscoitos e massas no Brasil, a companhia é a sexta maior empresa de massas e a sétima de biscoitos no ranking global por faturamento, gerando mais de 17 mil empregos diretos. Entre os produtos comercializados estão: biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo, margarinas e gorduras vegetais, snacks de milho e de trigo, bolos, mistura para bolos, bits de cereais, refresco em pó, cobertos de chocolates (biscoitos) e torradas. Adria, Vitarella, Richester, Pilar, Fortaleza, Piraquê e Finna são algumas das marcas produzidas pela Companhia.
Para se ter ideia dos números surpreendentes da M. Dias Branco, a companhia registrou um crescimento recorde no lucro do primeiro trimestre de 2020, da ordem de 140,8%, atingindo a marca de R$ 137 milhões.
De acordo com seu presidente, Ivens Dias Branco Júnior, vários foram os fatores responsáveis por esse feito. Volume total de vendas 22,4% maior que o primeiro trimestre de 2019 (biscoitos +25,1% e massas +27,3%); nível de utilização da capacidade produtiva maior que o primeiro trimestre de 2019 (71% vs. 66,5%); nível de verticalização de farinha de trigo maior que o primeiro trimestre de 2019 (96,7% vs. 84,2%); 103,2% de crescimento das exportações; e gestão cada vez mais austera de custos e despesas estão entre os principais fatores.
O banco Itaú BBA avaliou como positivos os resultados do 1º trimestre da M. Dias Branco. “Houve um forte crescimento no volume de vendas, de 25% nas bolachas e de 27% nas massas de espaguete e macarrão na base anual. O Ebitda chegou 15% acima das nossas estimativas”, comentou o BBA. Segundo o banco, o portfólio da M. Dias Branco deve se mostrar resiliente durante a epidemia do coronavírus.
O BBA comenta que a forte desvalorização do real pode representar um aumento de custos para a empresa mais tarde em 2020, porque o Brasil ainda importa mais de 50% do trigo que consome. O banco mantém a nota market perform – média de mercado, com preço-alvo de R$ 39,00 para ação MDIA3 em 2020, uma alta de 22,8% sobre o preço na B3 no dia 8.
Investimentos atuais
“É importante ressaltar que as medidas de isolamento tiveram início a partir da segunda quinzena de março. Embora a demanda por produtos alimentícios tenha aumentado nesse período, seus efeitos não impactaram significativamente nos resultados do primeiro trimestre considerado em sua totalidade”, revela Ivens.
Mesmo em meio a esse cenário ocasionado pelo Covid-19, a M. Dias Branco não parou seus avanços. Pelo contrário, a ideia foi alavancar ainda mais os negócios, com investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 56,3 milhões, com destaque para equipamentos e obras civis para a nova unidade de moagem em Bento Gonçalves (RS); redesenho logístico, compreendendo novos centros de distribuição; aquisição e instalação de silos de farinha de biscoitos e massas; e ampliação da capacidade de refino do óleo.
A venda de produtos, em especial, biscoitos, massas, farinha, margarinas e gorduras cresceu bastante. Conforme afirma o presidente, o volume total de vendas apresentou aumento de 22,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. “O aperfeiçoamento do processo de precificação permitiu que retomássemos o crescimento dos volumes. Além disso, asseguramos uma adequada cobertura de estoques nos clientes ao longo do trimestre (dias de estoque no varejo)”, ressalta.
Atual momento das empresas de alimentação
Ivens Jr. acredita que o Poder Público, de uma forma geral, buscou garantir regularmente o funcionamento das empresas do ramo alimentício e de toda sua cadeia de produção, distribuição, comercialização e entrega, dado seu caráter essencial para a sociedade. Isso, somado à maior permanência das pessoas em seus domicílios, parece ter incrementado a demanda do consumidor final, especialmente, pelo canal de delivery e aplicativos.
“Atentos a isso, temos realizado parcerias com empresas de aplicativos de entrega de produtos, para estimular a venda de nossos produtos também por esses canais. O cenário atual é muito desafiador. Esse é um momento em que as empresas, não apenas as do ramo alimentício, precisam repensar suas estratégias, aperfeiçoando processos e instrumentos de gestão, especialmente, com o apoio da tecnologia”, aponta.
Atual pandemia e medidas adotadas
Tão logo as medidas de isolamento foram adotadas pelas autoridades brasileiras, o empresário explica que a companhia tomou todas as iniciativas necessárias para mitigação dos efeitos da pandemia na saúde dos colaboradores, bem como para manutenção do abastecimento dos produtos no mercado.
Conforme explica, foi criado um comitê de crise formado por gestores das mais variadas áreas para, de forma ágil, tratar e encaminhar as ações que estão sendo tomadas pela Companhia, tendo como principais frentes: gestão de pessoas, gestão de clientes e marcas, gestão da cadeia de suprimento e gestão financeira. Dentre as principais medidas aprovadas pelo Comitê, logo no início do isolamento, destacaram-se: disponibilização de canais de comunicação exclusivos para colaboradores e familiares interagirem com as equipes médicas 24 horas por dia, a fim de dirimir dúvidas relacionadas ao COVID-19; intensificação das medidas de higiene e saúde dos colaboradores, tais como pausas programadas para higienização das mãos, disponibilização de máscaras e álcool em gel etc; adoção do teletrabalho (home office) para os colaboradores que desempenhem atividades que possam ser realizadas a distância, cancelamento de viagens e de participação em eventos em que se tenha aglomeração de pessoas; liberação das atividades presenciais de colaboradores do grupo de risco e, como plano de contingência, a abertura de 500 novas vagas temporárias, para manter o nível de atendimento às demandas do mercado sem comprometer a saúde dos profissionais; acompanhamento intensificado para garantir o atendimento aos clientes e a continuidade de toda a cadeia de suprimentos.
“Além de medidas para preservação do caixa da empresa, de forma a manter a reconhecida solidez financeira da Companhia; e intensificação das doações. O Comitê já aprovou outras medidas após essa fase inicial, com destaque para a concessão de incentivo à assiduidade para trabalhadores operacionais em atividades presenciais e incentivo à doação de sangue e às pesquisas destinadas ao tratamento para Covid-19”, assevera Ivens.
Responsabilidade social
Desde o início da pandemia, a Companhia tem intensificado as doações destinadas às comunidades do entorno das unidades industriais e, também, participado e contribuído para diversas campanhas de apoio ao combate da pandemia e de seus efeitos.
“Idealizamos campanha de apoio a hemocentros do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul para pesquisas relacionadas ao tratamento de pacientes do Covid-19 e para estímulo à doação de sangue”, revela Ivens.
Com isso, parte das doações está sendo realizada em recursos financeiros para utilização em pesquisas e outra parte em produtos alimentícios para estímulo às doações, funcionando da seguinte forma: para cada bolsa de sangue arrecadada, a M. Dias Branco destina 500 produtos de suas marcas a entidades de apoio social, por meio do Programa Mesa Brasil. “Temos recebido um retorno positivo do mercado e dos consumidores em geral em razão de tais iniciativas”, orgulha-se.
Recompra de ações e perspectivas para 2021
Com o intuito de atender ao Programa de Incentivo de Longo Prazo – PILP com ações restritas em benefício dos executivos das diretorias executiva e estatutária; e maximizar a geração de valor para os acionistas, antes do atual momento ocasionado pelo Coronavírus, a M. Dias Branco vinha trabalhando em um processo de recompra de ações.
“De fato, em 20.01.2020, o Conselho de Administração aprovou programa para aquisição de ações de emissão da própria Companhia. Até o presente momento, fizemos todas as aquisições necessárias para atendimento à demanda do PILP de 2020”, diz.
A Companhia está sempre atenta a oportunidades de desenvolvimento de forma orgânica e inorgânica. No entanto, por se tratar de empresa de capital aberto, com ações negociadas na bolsa de valores, projeções de crescimento não podem ser divulgadas. “Asseguramos, no entanto, que temos atuado no firme propósito de atender adequadamente nossos clientes, para, assim, buscar garantir os interesses dos nossos acionistas e do mercado. Quando tivermos novidades a esse respeito, divulgaremos oportunamente aos nossos acionistas e ao mercado em geral”.
Perspectivas pós-pandemia
“Procuro ter um olhar realista e esperançoso sobre o nosso futuro. Continuo acreditando firmemente no nosso País, no nosso negócio e na força do trabalho, em especial, do trabalho do time de profissionais da nossa empresa. Como se diz, mar calmo não faz bom marinheiro. Via de regra, em momentos difíceis, conseguimos fazer emergir novos talentos e oportunidades”, finaliza Ivens Dias Branco Júnior.