AGRONEGÓCIO, ALIMENTOS E BEBIDAS
M. Dias Branco é reconhecida como uma das Melhores do ESG 2023 no Brasil
Por Marcelo - Em 14/06/2023 às 6:21 PM
A líder nacional em massas e biscoitos, M. Dias Branco, firmou seu lugar entre as três empresas mais bem posicionadas do Guia Exame Melhores do ESG 2023 na categoria Agronegócio, Alimentos e Bebidas. Na avaliação são considerados os princípios que regem uma gestão adequada voltada para as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, em inglês), reconhecendo as empresas que praticam um capitalismo consciente, mais humano e inclusivo, em direção a uma economia circular e colaborativa.
A cerimônia, que ocorreu na noite desta terça-feira (13), em São Paulo, trouxe as três empresas com práticas mais consistentes, divididas em diversas categorias. “Para nós, ser reconhecida como uma das melhores empresas do Brasil em práticas ESG é motivo de orgulho e estímulo que estamos no caminho certo”, afirma Tiago Timbó, gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco.
A empresa anunciou, por meio do Relatório Anual Integrado 2022, seus compromissos ESG para serem alcançados até 2030, contemplando 15 temas prioritários sob os seguintes pilares: Cuidar do Planeta (Ambiental), Acreditar nas Pessoas (Social) e Fortalecer Alianças (Governança).
Principais resultados
Como signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), as iniciativas da M. Dias Branco são pautadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem a agenda global. Entre os principais avanços já reportados pela companhia estão a utilização de embalagens plásticas de produto acabados recicláveis, compostáveis ou biodegradáveis, que chegou a 96,79% e tem como meta alcançar 100%; utilização de energia renovável, que alcançou 32% para uma meta de 90%; e reúso de água, que chegou a 17,31% ao longo do ano para uma meta de 30%. A empresa evoluiu na nota do índice Carbon Disclosure Project (CDP) da categoria B, no Morgan Stanley Capital International (MSCI), para AA e se manteve, pela terceira vez consecutiva, na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
No item diversidade, chegou a 23,24% de mulheres em cargos de liderança, para uma meta de 40% em 2030. Em julho de 2022, a M. Dias Branco passou a integrar a carteira do Índice Teva ESG Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerida pelo Banco Safra e listada para negociação na B3, por ter 40% do seu conselho de administração composto por mulheres. Inclusive, no mês passado a vice-presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Regina Dias Branco, recebeu a Medalha do Mérito Industrial das mãos de Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC),
A exemplo de anos anteriores, a M. Dias Branco continuou contribuindo fortemente com a doação de alimentos para minimizar a fome e o agravamento da situação de vulnerabilidade das famílias, inclusive, estimulando o voluntariado dos colaboradores. No ano de 2022, foram doadas 2.321 toneladas de alimentos para mais de 100 instituições beneficentes e bancos de alimentos por todo o Brasil.
Além disso, foi definida uma meta pública que visa alcançar 150 mil pessoas com o Programa de Fomento ao Empreendedorismo e Profissionalização no Setor Alimentício. Esta meta está conectada com o programa Alimentando Sonhos, no qual a empresa realiza parcerias junto às instituições para capacitações que ajudem a promover a inclusão socioeconômica, formando profissionais para o mercado da gastronomia ou para empreender, fortalecendo a empregabilidade e contribuindo para a superação da pobreza. Para 2022, foi estabelecida a meta de impactar 1.000 pessoas e, ao todo, foram alcançadas 4.078 pessoas, a grande maioria mulheres das comunidades próximas às unidades industriais.
“A sustentabilidade está incorporada em toda a operação da M. Dias Branco. Há dez anos estabelecemos uma gestão dos temas que são prioritários e seguimos avançando ano após ano. O reconhecimento do Melhores do ESG 2023 serve de alavanca para alcançarmos os compromissos públicos que assumimos até 2030“, complementa Tiago Timbó.