EXPORTAÇÕES
M. Dias Branco embarca 5.450 toneladas de produtos pelo Porto de Fortaleza com destino a El Salvador e Venezuela
Por Marcelo - Última Atualização 28 de abril de 2020
A M. Dias Branco está exportando 5.450 toneladas de farinha de trigo, massas e margarina para El Salvador e Venezuela. Os embarques dos produtos estão sendo realizados pelas equipes do Porto de Fortaleza, em operações distintas.
O carregamento de uma remessa com destino a El Salvador, com 2.460 toneladas de espaguete das marcas Fortaleza, Bonsabor e Estrela, pertencentes à companhia, iniciou nesta terça-feira (28), e o navio deverá zarpar na próxima sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador, rumo à capital salvadorenha.
Outros dois embarques de 550 e 2.440 toneladas, respectivamente em janeiro e este mês, envolvendo as farinhas de trigo Finna e Medalha de Ouro, massas da Bonsabor e margarina Bel Campo, já haviam sido realizados no Porto de Fortaleza, com destino à Venezuela.
De acordo com César Reis, diretor de Exportação da Companhia, “as exportações da M. Dias Branco seguem a todo vapor, alinhadas com as estratégias da empresa”. Cada operação, que pode levar até quatro dias, gera aproximadamente 250 postos de trabalho dentro do cais do porto.
Ainda segundo Reis, a M. Dias Branco atualmente negocia novos embarques para outros destinos internacionais. No ano passado, as exportações da companhia seguiram para 35 países, o que representa um aumento de 38% em receita líquida e 24% em volume, se comparado com 2018. O destaque foi para margarinas (121%) e torradas (208%).
Porto múltiplo
Somente a Termaco, que está realizando as operações da M. Dias Branco, já movimentou, este ano, outras 10 mil toneladas de produtos siderúrgicos (exportadas para o Peru), 38 mil toneladas de coque de petróleo (importadas dos Estados Unidos) e 7 mil toneladas de óxido de magnesita (enviadas para Nova Orleans).
Dentro do cronograma da empresa, mais 40 mil toneladas de coque de petróleo chegarão ao cais do Mucuripe em maio e outras 8 mil toneladas de produtos siderúrgicos seguirão para o Peru até junho. Diante dessas demandas, a operadora está utilizando os armazéns A3, C3, C6 e 106 do Porto de Fortaleza.