DIVERSIDADE E INCLUSÃO
M. Dias Branco integra o IDIVERSA B3, em 2024, pelo segundo ano consecutivo
Por Admin - Em 30/09/2024 às 4:22 PM
A M. Dias Branco consolida sua posição entre as empresas mais comprometidas com a diversidade no Brasil ao integrar pelo segundo ano consecutivo a carteira do IDIVERSA B3, primeiro índice de diversidade da América Latina, criado pela Brasil, Bolsa, Balcão (B3). Em 2024, o índice inclui 88 tickers de 82 empresas que promovem maior representatividade de grupos historicamente subrepresentados, como mulheres, indígenas e pessoas negras, incluindo pardas.
Lançado em 2023, o índice objetiva reconhecer as empresas que se destacam em suas iniciativas de diversidade e inclusão, ao mesmo tempo em que impulsiona essa pauta no mercado. “É motivo de grande orgulho para nós fazer parte desse seleto grupo que promove uma sociedade mais equitativa e que vê na diversidade um investimento. Aqui na M. Dias Branco, sonhamos, realizamos e crescemos, sempre conscientes de que nossas ações têm o poder de inspirar outras empresas a seguir o mesmo caminho”, afirma Fabiana Prado, gerente de Cultura e Clima Organizacional da companhia.
Pilar estratégico
Como signatária do Pacto Global da ONU, a M. Dias Branco incorpora o respeito à diversidade como um de seus valores fundamentais. A permanência no IDIVERSA B3 reforça o comprometimento da líder nacional em massas e biscoitos, com as metas estabelecidas em sua Agenda Estratégica ESG, que está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre essas metas, destaca-se o objetivo de aumentar para 40% a participação de mulheres em cargos de liderança até 2030. Atualmente, 24% das posições de liderança da empresa, que conta com mais de 17 mil colaboradores, são ocupadas por mulheres, abrangendo cargos de gerência, diretoria e vice-presidência. No Conselho de Administração, esse percentual já alcança 40%, inclusive a sua presidência, que é ocupada pela matriarc da família, Consuelo Dias Branco.
Desde julho de 2022, a companhia faz parte do índice de diversidade de gênero ‘TEVA Mulheres na Liderança’, administrado pelo Banco Safra e listado na B3. Este reconhecimento demonstra que a M. Dias Branco não apenas estabelece metas ambiciosas, mas também implementa ações concretas para alcançá-las. Entre as iniciativas da empresa para promover uma sociedade mais inclusiva, destacam-se a criação do Comitê de Diversidade; a formulação da Política de Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão (DE&I) em 2021; a promoção da Semana da Diversidade; o lançamento do podcast ‘PODiverso’, e a acessibilidade do conteúdo do site oficial em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
“Na M. Dias Branco, acreditamos que nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos. Reconhecemos a importância de dar voz a quem precisa ser ouvido, o que não apenas fortalece a companhia, mas também cria um ambiente de trabalho mais leve e enriquecedor, onde as diversas experiências se complementam”, ressalta a executiva.
A metodologia
O IDIVERSA B3 se baseia em dados públicos coletados anualmente por meio do Formulário de Referência (FRE), obrigatório para empresas de capital aberto, e no Score de Diversidade B3, desenvolvido pela própria bolsa de valores brasileira. O índice avalia a representatividade de grupos subrepresentados, utilizando como referência informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O cálculo leva em consideração diferentes pesos para a presença desses grupos em funções estratégicas, como o Conselho de Administração, diretoria estatutária, cargos de liderança e posições de não-liderança, comparando-as à proporção da população brasileira. Assim, o IDIVERSA B3 oferece uma medida objetiva de quão próximo as empresas estão de refletir a diversidade da sociedade.
Desde sua criação, o IDIVERSA B3 passou a integrar a lista de indicadores ESG (Environmental, Social and Governance) da bolsa de valores, que inclui, entre outros, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), o IGPTW B3, e o Índice de Carbono Eficiente (ICO² B3). A inclusão da M. Dias Branco nesse seleto grupo demonstra seu compromisso contínuo com a responsabilidade social e ambiental, além de sua visão de que a diversidade é um pilar essencial para o crescimento sustentável.