EXPANSÃO DE 122%
M. Dias Branco registra lucro líquido de R$ 155 milhões no primeiro trimestre
Por Marcelo - Em 10/05/2024 às 9:21 PM
A M. Dias Branco anunciou nesta sexta-feira (10), os resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. O lucro líquido da companhia alcançou R$ 155 milhões no período, com crescimento de 122% na comparação com igual período do ano passado. “Sazonalmente o primeiro trimestre não costuma ser muito positivo para as empresas do segmento. Mas neste 1TRI24 tivemos uma geração excepcional de caixa líquido, que chegou a R$ 138 milhões”, explica Gustavo Lopes Theodozio, vice-presidente de Controladoria e Investimentos da companhia.
De acordo com o executivo, um dos destaques do período de janeiro a março foi o Ebtida que alcançou R$ 277,3 milhões, ou 59,6% acima do registrado no mesmo período do ano anterior. “É recorde para um primeiro trimestre e uma demonstração de que a empresa segue um caminho consistente de geração de caixa operacional”, ressalta o executivo.
Um dos principais desafios da M. Dias Branco no trimestre foi realizar a migração do novo sistema de gestão empresarial adquirido da SAP, dentro do programa batizado como Simplifique. O objetivo é dar mais agilidade e confiabilidade às operações. A migração foi cuidadosamente planejada, fábrica a fábrica e ocorreu ao longo do mês de janeiro.
“Realizamos uma interrupção programada das nossas atividades fabris, comerciais e de distribuição nos primeiros dias do mês. A partir de fevereiro, essas mesmas atividades retornaram gradualmente à normalidade, recompondo os estoques, aumentando sequencialmente os volumes vendidos e as margens”, explica Gustavo Theodozio. A companhia estima que, no mês de janeiro, tenha reduzido as vendas em cerca 31 mil toneladas, equivalente a R$ 60 milhões de margem de contribuição no período. “Foi uma parada necessária, mas que já está rendendo frutos ao negócio”, assinala o executivo.
Receita líquida
A companhia encerrou o 1TRI24 com R$ 2,1 bilhões de receita líquida, 13,9% a menos do que no primeiro trimestre de 2023. A redução é fruto da interrupção programada em janeiro para transição de sistemas e da redução do preço médio nas categorias que acompanham os preços das commodities, como farinha e farelo de trigo, além de margarinas e gorduras.
A migração de sistema não gerou interrupção de fornecimento aos consumidores finais. Por esse motivo, a despeito da redução de volumes vendidos, o market share das categorias de biscoitos, massas e farinha de trigo aumentou na comparação com o 4TRI23. A empresa é dona de marcas líderes nesses segmentos, como Piraquê, Vitarella, Adria, Isabela, Fortaleza e Finna.
Em biscoito, o market share em volume aumentou de 31,6% para 32,6% entre o 4TRI23 e o 1TRI24, e em valor passou de 28,5% para 29,2% na comparação do mesmo período. “O destaque foi nas regiões Nordeste e Norte, que chamamos de região de ‘defesa’, nas subcategorias cream cracker, Maria, maizena e wafer”, explica Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios da M. Dias Branco.
Já em massas, o crescimento de market share volume foi de 28,2% para 28,6% do 4TRI23 para o 1TRI24e ocorreu, principalmente, pelo aumento da subcategoria massa comum na região de ‘defesa’. Já em farinhas, destaca-se o aumento na subcategoria farinha doméstica, na qual a empresa atua com as marcas Finna, Adria e Isabela. Quanto ao preço médio, houve aumento da participação de farinha e farelo de trigo no trimestre. “Essa categoria foi menos impactada pela interrupção das operações, pois tem uma parcela relevante de vendas B2B”, explica Fábio Cefaly.
Enchentes
A companhia informa, ainda, que sua planta industrial (fábrica de massas e biscoitos e moinho de trigo) em Bento Gonçalves sofreu paralisação parcial entre os dias 2 e 6 de maio, em função das enchentes no Sul. Embora a planta não tenha sido afetada, a empresa manteve seu foco na proteção dos colaboradores, uma vez que o acesso à fábrica era difícil. Solidária com a população do Rio Grande do Sul, a companhia anunciou, até o momento, doação de 47 toneladas de massas e biscoitos da marca Isabela, que já começaram a ser entregues por meio de instituições parceiras, como Mesa Brasil (banco de alimentos do Sesc) e Centra Única das Favelas (Cufa).