RESPIRAÇÃO ASSISTIDA
Marcelo Alcântara recebe Prêmio Euro de Inovação em Saúde devido ao Elmo
Por Marcelo - Em 19/10/2023 às 7:35 PM
O médico cearense Marcelo Alcântara Holanda, professor associado de Pneumologia e Terapia Intensiva da Universidade Federal do Ceará (UFC), idealizador do capacete de respiração assistida Elmo, usou as suas redes sociais nesta quinta-feira (19), para destacar a importância do equipamento. O Elmo foi um dos 11 ganhadores do 2º Prêmio Euro Inovação na Saúde, no valor de 50 mil euros (R$ 268 mil) por ter salvo milhares de vidas no Ceará e em todo o Brasil. A vencedora do prêmio de 500 mil euros (R$ 2,68 milhões) foi a vacina Calixcoca – solução terapêutica para combater a dependência por crack e cocaína, desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Ao receber o prêmio concedido pela Eurofarma, durante solenidade realizada na noite de ontem em São Paulo, ele agradeceu o reconhecimento do trabalho em pesquisa e inovação e às instituições que permitiram o desenvolvimento do projeto, especialmente em plena pandemia de covid-19. Em especial à UFC, à Unifor, ao Senai Ceará, à FIEC, à Funcap, à Escola de Saúde Pública do Ceará, à Sesa e ao Governo do Ceará.
“Junto com a empresa Esmaltec, que é conhecida por produzir eletrodomésticos, se uniram de uma forma absolutamente inovadora e única no nosso País. O resultado é o capacete Elmo, que com essa premiação ganha robustez, força, para ser submetido à aprovação para uso no Sistema Único de Saúde (SUS). Queria dedicar o prêmio aos 700 mil pacientes que morreram de covid em nosso País, às suas famílias e dedicar também aos pacientes e profissionais de saúde que enfrentaram essa batalha e estão aqui vivos, construindo um País cada vez mais forte”, afirma Alcântara.
Durante a pandemia de covid-19, em 2020, o projeto do capacete Elmo uniu o Governo do Ceará, a iniciativa privada – por meio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e a Academia, com o objetivo de melhorar o atendimento às pessoas contaminadas pelo coronavírus, ampliando sua capacidade respiratória e evitando a necessidade de intubação.
A taxa de sucesso do capacete Elmo atingiu 66% dos casos em que foi utilizado, tanto que, atualmente, seu uso foi ampliado para combater outras condições de insuficiência respiratória aguda. Com sua fabricação em larga escala, em parceria com a Esmaltec, mais de 11 mil unidades foram distribuídas para centenas de unidades hospitalares pelo País afora, ajudando na recuperação de mais de 40 mil pacientes.
Após seu discurso, o criador do Elmo recebeu o cheque referente à sua premiação, cujo valor será utilizado para aprimorar ainda mais o capacete de assistência respiratória. “Nosso compromisso foi e será inovar pela vida. Os recursos da premiação serão alocados em pesquisa, inovação, ensino, memória e projetos envolvendo o Elmo e suporte respiratório. Gratidão”, ressalta Marcelo Alcântara.
Assista ao vídeo:
Ver esta publicação no Instagram