DELIVERY ONLINE
Marcos Gurgel fala sobre inovação em evento do Lide no Hotel Gran Marquise
Por Marcelo - Em 17/06/2024 às 2:19 PM
O iFood vem evoluindo ao longo dos últimos anos, transformando o setor de food service e expandindo sua atuação para soluções de mercado, farmácia, pets e muitos outros estabelecimentos. O Lide Ceará, recebe, nesta quinta-feira (20) no Hotel Gran Marquise, às 17h30, o Chief Evangelist Officer, Marcos Gurgel, para apresentar o caso de sucesso e abordar a estratégia de negócios da empresa de tecnologia líder em delivery online na América Latina. O evento será conduzido pela presidente do Lide Ceará, Emília Buarque.
Com mais de 50 milhões de clientes, o iFood registra crescimento exponencial ano após ano. Ao fim de 2023, as vendas por mês no aplicativo tinham cifras em torno de R$ 5 bilhões (em volume bruto de mercadoria – GMV, na sigla em inglês). Nos primeiros meses de 2024, o número saltou para R$ 6 bilhões – o que significa um faturamento anualizado de cerca de R$ 72 bilhões -, resultado do trabalho para aumentar a frequência de compra por parte dos clientes, principalmente, por meio do programa de fidelidade Clube iFood.
A inovação não para por aí. A companhia vem investindo em outras frentes, como no segmento de ‘fintech’, com uma máquina de cartão capaz de identificar dados dos compradores, e na carteira de crédito para restaurantes. “O Lide Ceará não para de pensar sobre como oferecer ferramentas de inovação às grandes empresas cearenses. Então, convidamos Marcos Gurgel, que tem sido responsável por todos os instrumentos e cultura de inovação da maior empresa de tech e innovation do Brasil“, afirma a presidente do Lide Ceará.
Ele destaca que o sucesso é tão representativo, que um dos fundadores e gestores do IFood foi convidado há cerca de três semanas, para presidir a Prosus, em Amsterdã. “Uma gigante de tecnologia mundial, e hoje o maior acionista da companhia brasileira de delivery de comida, mercado e outros. E que tem muito a ensinar para as empresas e parceiros no Estado”, complementa Emília Buarque, que lidera o grupo empresarial mais expressivo do Estado, reunindo mais de 60% do PIB privado cearense.
‘Evangelizar’
O Chief Evangelist Officer ganhou notoriedade na Apple, quando Guy Kawasaki se dedicou a ‘evangelizar’ os fãs da marca nos anos 90, recuperando o culto ao Macintosh. Executivos com essa função atuam como embaixadores do produto, serviço ou negócio. Eles promovem ativamente – quase com fervor – uma mensagem positiva que incentiva outras pessoas a comprarem ou usarem o produto.
Formado em Economia pela UFRJ e Mestre em Engenharia de Produção, com foco em Inovação Tecnológica (COPPE) e MBA (IE de Madrid). Entusiasta dos temas de criatividade e inovação, Marcos Gurgel trabalha há mais de 20 anos com desenvolvimento de novos negócios, com passagens por empresas como Vale, BTG Pactual, Kraft Heinz e RED Ventures, sendo atualmente mentor do venture market Raketo, da aceleradora Start You Up e do venture capital Equity Rio.