Maria Silvia defende abertura da economia e desburocratização

Por Admin - Em 30/05/2019 às 4:39 PM

A presidente do Goldman Sachs Brasil, Maria Silvia Bastos Marques, destacou no almoço-debate do LIDE Ceará, que a abertura da economia é fundamental para a retomada do desenvolvimento econômico brasileiro.

Isso porque melhora a governança nas empresas, incentiva o mercado de capitais e melhora a qualidade dos produtos nacionais. Citou como exemplo, as possibilidades da indústria de óleo e gás. Ela foi recebida pela presidente do LIDE Ceará, Emília Buarque, e parte de sua diretoria.

“As grandes companhias mundiais deste setor, têm planos de investimentos no Brasil que, em alguns casos, são superiores às suas matrizes. Então o tamanho do nosso potencial é imenso, que desperta um enorme interesse. Mas no setor de gás é preciso fazer praticamente tudo, investimentos em infraestrutura, pois é um insumo importantíssimo”, afirmou.

Disse, ainda, que o setor de saúde no Brasil vem crescendo de forma impressionante, mas ainda há muito a crescer. “O Hapvida acabou de adquirir o Grupo São Francisco, para entrar na região Sudeste e nós fizemos essa operação também”.

Durante o evento realizado nesta quinta-feira, no Hotel Gran Marquise, ela ressaltou que a produtividade é fator fundamental para a competitividade e que o Brasil andou para trás nesse quesito, com exceção da agricultura.

E que há muita burocracia no Brasil. “O tempo que nós levamos, hoje, para aprovar uma patente, é em torno de 11 anos. Há uma série de providências que precisam ser feitas, para melhorar o desempenho das nossas empresas”, disse.

A executiva destacou que o foco deve ser na agenda doméstica, com a realização da reforma da Previdência, para dar a tranquilidade necessária aos empresários; incentivar a agenda de privatizações, com segurança jurídica; reforma tributária e desburocratização.

Lançamento

Maria Silvia, que já foi presidente do BNDES e da Icatu Seguros, bem como foi diretora executiva da CSN, aproveitou a vinda a Fortaleza para lançar seu livro “Vontade Inabalável – os erros e acertos de uma executiva pioneira”.

Maria Silvia destacou a importância de reduzir a burocracia e incentivar as privatizações

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business