SEGURANÇA HÍDRICA
Marquise retoma as obras do lote 3 do Cinturão das Águas, na região do Cariri
Por Marcelo - Em 31/08/2020 às 12:11 PM
A Marquise Infraestrutura vai reiniciar as obras do lote 3 do Cinturão das Águas do Ceará, que compreende as cidades de Missão Velha, Barbalha e Crato. Participaram da assinatura da ordem de serviço Renan Carvalho, diretor da Marquise Infraestrutura, empresa líder do Consórcio; Francisco Teixeira, secretário de Recursos Hídricos do Ceará, e Yuri Castro, da Superintendência de Obras Hídricas.
A obra estava paralisada desde o ano passado em função de problemas no repasse de verbas. Com o passo dado agora, a obra terá retomada imediata e empregará mais 300 operários. Para o lote 3 estão projetados 8,6 quilômetros de sifão, além de 25,8 quilômetros de canal.
O Cinturão das Águas do Ceará tem como finalidade transferir vazões advindas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), por meio do Eixo Norte destinado ao Ceará, para distribuí-las nas principais bacias hidrográficas do Estado por meio de gravidade, ou seja, sem a necessidade de bombeamentos, ampliando as áreas atendidas e potencializando os benefícios.
“Estamos muito otimistas com esse novo momento. Esse é um projeto de extrema relevância para o desenvolvimento do Ceará, uma vez que é parte essencial para que a Transposição do Rio São Francisco seja viável, amenizando o problema da seca recorrente na nossa região”, comemorou Renan Carvalho.
Por meio do Cinturão das Águas, a transposição do Rio São Francisco já é realidade no Ceará. Em junho passado chegaram ao município de Penaforte as primeiras águas do Velho Chico. Ela foram direcionadas para o reservatório de Jati, de onde abastecerão outros trechos da obra, beneficiando mais 17 municípios, apenas no Ceará.