
REAJUSTE ANUAL
Medicamentos ficarão até 5,06% mais caros em abril
Por Redação - Em 27/03/2025 às 4:40 PM

Os preços ajustados serão divulgados até a próxima segunda-feira e começarão a valer em 1º de abril. FOTO: Agência Brasil
A partir de abril, os medicamentos comercializados no Brasil terão um reajuste de 5,06%, conforme determinação da Câmara de Regulação de Medicamentos (Cmed). O reajuste, que será baseado na inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre fevereiro de 2024 e fevereiro de 2025, será aplicado a grande parte dos produtos regulados no mercado.
Os preços ajustados serão divulgados até a próxima segunda-feira (31) e começarão a valer em 1º de abril. A decisão da Cmed, que define os parâmetros de reajuste, ainda precisa ser publicada no Diário Oficial da União para ser oficializada. Embora o reajuste seja autorizado, ele pode ser implementado de forma gradual, com a aplicação total até março de 2026, quando um novo reajuste será estipulado.
O índice de 5,06% reflete a inflação do período considerado e é ajustado levando em conta não só o IPCA, mas também fatores como custos de produção, concorrência no mercado e produtividade da indústria farmacêutica. Para 2024, o reajuste foi de 4,5%, o menor desde 2020, igualando-se à inflação do período de 12 meses.
Embora a maioria dos medicamentos regidos por essa política tenha seus preços ajustados, há exceções em que os preços podem ser definidos livremente, sem a aplicação do teto determinado pela Cmed.
Mais notícias


Em Recife/PE
