VOLUME DVEND

Mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana cresce 25% em 2024

Por Redação - Em 29/11/2024 às 11:53 PM

Imóveis, Vista Aérea Fortaleza, Parque Del Sol

Este aumento significativo reflete o aquecimento do setor, que também atingiu o Valor Geral de Vendas de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 27% e o melhor desempenho desde 2006

O mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana registrou um crescimento impressionante de 25% no volume de vendas de imóveis verticais e horizontais entre janeiro e outubro de 2024, em comparação ao mesmo período de 2023. Este aumento significativo reflete o aquecimento do setor, que também atingiu o Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 6,2 bilhões, um crescimento de 27% e o melhor desempenho desde 2006. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Ceará (Sinduscon-CE), por meio da Comissão de Pesquisa (CPES) da entidade.

O grande destaque do estudo foi a cidade de Caucaia, que apresentou um desempenho surpreendente no período. Com quase 2.000 unidades vendidas, a cidade se aproximou das vendas anuais de Fortaleza, que em 2023 registrou 2.400 imóveis comercializados. “Caucaia tem mostrado um mercado crescente, e esse número é bastante significativo para a cidade”, comentou Sérgio Macedo, diretor de estatísticas do Sinduscon-CE, destacando o bom momento do município.

Vendas em Fortaleza e a Região Metropolitana

Em Fortaleza, as vendas de apartamentos tiveram um aumento de 20%, com 7.527 unidades comercializadas até novembro, frente às 6.285 no mesmo período de 2023. No entanto, foi a Região Metropolitana de Fortaleza que apresentou o maior crescimento. A área registrou uma alta de 46%, com 3.385 unidades vendidas até novembro, em comparação com 2.322 no mesmo período do ano passado.

Expectativas para 2025

Apesar dos resultados positivos, as perspectivas para 2025 são cautelosas. Sérgio Macedo prevê que, caso as taxas de financiamento se mantenham favoráveis, as vendas poderão continuar altas no próximo ano. Porém, ele alerta para a possibilidade de um impacto negativo caso a taxa Selic suba. “Se houver aumento na taxa de juros, o ano de 2025 pode ser mais desafiador. No entanto, acreditamos que o mercado tem potencial para seguir aquecido”, afirmou.

O crescimento de 25% nas vendas no mercado imobiliário de Fortaleza e Região Metropolitana, aliado à alta no VGV, é um reflexo de um setor que se adapta rapidamente às demandas do mercado e à estratégia das construtoras, que ajustaram os lançamentos de forma eficiente. No entanto, para que esse bom desempenho seja mantido, a continuidade de um ambiente econômico estável será fundamental para o setor.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business