INSS
Ministério da Previdência Social autoriza concurso para perito médico federal
Por Redação - Em 15/11/2024 às 12:01 AM
O Ministério da Previdência Social (MPS) publicou, nessa quinta-feira (14), a Portaria MGI nº 8.569, que autoriza a realização de concurso público para o preenchimento de 250 vagas de perito médico federal no quadro de servidores da pasta. O edital para o certame deverá ser divulgado até seis meses após a publicação da portaria. Além das vagas imediatas, está prevista a formação de um cadastro reserva com mais 250 vagas. O objetivo, conforme afirmou o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, é convocar até 500 peritos assim que possível.
A seleção buscará preencher vagas em regiões com maior escassez de servidores, especialmente no Norte e no Nordeste, priorizando locais fora das capitais. As provas deverão ocorrer no mínimo dois meses após a publicação do edital, que trará informações sobre os locais de prova e o conteúdo programático. O último concurso para peritos médicos federais foi realizado em 2011, com 375 vagas, e, atualmente, o MPS conta com aproximadamente 3 mil peritos em seu quadro.
Os peritos médicos serão lotados nas Divisões Regionais da Perícia Médica Federal e atuarão nas Agências da Previdência Social. Desde 2019, a carreira dos peritos médicos passou a integrar o quadro do MPS, com a criação da Subsecretaria da Perícia Médica Federal (SPMF) por meio do Decreto nº 9.745, de 8 de abril daquele ano. O órgão foi vinculado ao Departamento de Perícia Médica Federal (DPMF), conforme o Decreto nº 11.356, publicado em 1º de janeiro de 2023.