Conheça o Brasil Voando
Ministério do Turismo e aéreas anunciam 184 mil voos para o verão
Por Redação - Em 11/11/2024 às 3:57 PM
O governo federal anunciou nesta segunda-feira (11), em Brasília, que o Brasil contará com 10,7% a mais de voos durante a temporada de verão de 2024, em comparação com o ano anterior. O aumento será de 17,8 mil voos, totalizando 29,8 milhões de assentos disponíveis – um incremento de 12%, ou 3,2 milhões de assentos. A ampliação faz parte da renovação do Programa Conheça o Brasil Voando, que busca expandir e diversificar a malha aérea nacional.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou que o crescimento da aviação no Brasil reflete a recuperação econômica do país e o aumento do interesse dos brasileiros pelo turismo doméstico. Sabino observou que, além da ampliação da oferta de voos, a população tem se mostrado mais interessada em explorar destinos turísticos internos, muitos dos quais antes desconhecidos.
As principais companhias aéreas do país, como Azul, LATAM e GOL, estão com planos de reforçar suas operações para a temporada de verão, incluindo novos voos e aumento da frequência em rotas já estabelecidas.
Azul Linhas Aéreas
A Azul Linhas Aéreas anunciou a adição de 3.994 voos extras entre dezembro e fevereiro, um aumento de 12% em relação ao ano passado. A companhia também oferecerá 40% a mais de assentos, com 10 novas rotas diretas, como entre Confins (MG) e Santarém (PA), além de aumentar as frequências em outras rotas como Belém (PA) / Manaus (AM). As regiões Nordeste e Sudeste, que abrigam os principais hubs da empresa, serão as mais beneficiadas pela expansão.
Latam
A Latam, por sua vez, disponibilizará 2,3 mil voos extras durante o período de verão, entre 1º de dezembro e 31 de janeiro. A companhia concentrará sua oferta nas rotas que ligam os grandes centros urbanos do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador, além de ampliar as conexões internacionais, com voos para destinos como Argentina, Chile e Portugal.
Gol Linhas Aéreas
A Gol também reforçará sua operação para a temporada, com aumento de voos para destinos turísticos populares, como Rio de Janeiro, Recife, Salvador e Foz do Iguaçu. Além disso, a empresa anunciou a inclusão de cinco novos destinos, sendo quatro internacionais: Bogotá (Colômbia), San José (Costa Rica), Cancún (México) e Aruba (Reino dos Países Baixos), além de um novo destino nacional, São José dos Campos (SP).
Expansão internacional
A expansão não se limita ao mercado doméstico. A Azul também ampliará sua malha internacional, com novas rotas, como voos entre Montevidéu (Uruguai) e Florianópolis (SC), além de ligações entre Assunção (Paraguai) e várias cidades brasileiras, como Campinas (SP) e Recife (PE). A LATAM, por sua vez, manterá rotas para destinos como Argentina, Chile e Portugal.
Nos estados do Ceará e Pernambuco, a oferta de voos internacionais será ampliada, com destaque para as ligações de Fortaleza e Recife com cidades como Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile) e Orlando (EUA). Em Brasília, a quantidade de assentos disponíveis também será 36,8% maior, com novas opções de voos para destinos como Santiago, Miami e Lima.
Programa Conheça o Brasil Voando
O Programa “Conheça o Brasil Voando”, lançado em 2023, também inclui ações para promover o turismo nacional. Entre as novidades estão a ampliação da oferta de “stopover”, uma modalidade que permite aos turistas fazerem uma parada em uma cidade intermediária antes de chegar ao destino final, utilizando a mesma passagem.
As companhias aéreas também participarão do programa com adesivos e pinturas especiais nos aviões, além de mensagens sonoras durante os voos incentivando os passageiros a explorarem mais o Brasil.
De acordo com a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), o Brasil alcançou o quarto lugar no ranking mundial de voos domésticos, com um crescimento de 6,6% no mercado nacional, superando a média global de 5,6%.
Com as novas medidas, o governo espera fortalecer a aviação nacional e fomentar ainda mais o turismo doméstico, atraindo não só brasileiros, mas também turistas estrangeiros para diversos destinos do país.