REALIZAÇÃO DO SEBRAE-CE
Ministro Paulo Alvim trará novidades para o Inova Summit 2022 em Fortaleza
Por Marcelo - Em 03/10/2022 às 12:42 PM
O ministro da Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, e o diretor Técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, lançam, na abertura do Inova Summit 2022, que acontece nesta terça-feira (4), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o “Mapeamento das startups cearenses”. O estudo, realizado pela Unidade de Gestão dos Ambientes de Inovação, detalha os avanços do setor no Estado.
Segundo Herbart Melo, articulador da unidade de Ambientes de Inovação, o levantamento tem como objetivo principal caracterizar o ambiente de startups do Ceará e estabelece relações entre as variáveis envolvendo técnicas de coleta de dados padronizados. O estudo foi realizado nos meses de julho e agosto deste ano. O superintendente e o diretor de Administração e Finanças do Sebrae-CE – Joaquim Cartaxo e Airton Gonçalves Júnior, respectivamente -, também participarão efetivamente do Inova Summit 2022.
Durante o evento serão homenageados o ministro Paulo Alvim; a governadora do Ceará, Izolda Cela; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará e do Conselho Deliberativo do Sebrae-CE, Ricardo Cavalcante; o reitor do Centro Universitário Paraíso, João Luiz Fiuza, e o presidente da Associação Cearense de Desenvolvedores de Jogos (Ascende Jogos), Arison Heltami Uchôa.
A pesquisa
Foram consultados Hubs, incubadoras, aceleradoras, universidades e parceiros do ecossistema pelo consultor Moisés Oliveira dos Santos. Foram mapeados os principais agentes do ecossistema de startups cearense – 440 iniciativas com cerca de 5.054 vagas de empregos diretos e mais 30.000 empregos indiretos, considerando todos os tipos como hubs de crescimento, conhecimento, educação, eventos, negócios, rede de apoio, acesso a capital e networking.
Desse total, verificou-se que 270 empreendimentos do setor de inovação já possuem CNPJ em pelos menos 30 áreas de negócios diferentes em todo o Ceará. Além disso, o levantamento revelou que 36 cidades têm algum tipo de negócio nesta área, sendo Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral e Quixadá as que mais se destacaram.