
agronegócio
Mirtilo: Secretaria do Desenvolvimento Econômico participa de Missão Técnica no Peru
Por Redação - Em 10/07/2023 às 9:10 PM

O Peru é o maior exportador mundial de mirtilo, cuja cultura tem sido incentivada no Ceará
A produção de mirtilo (blueberry) é uma das apostas do Governo do Ceará para elevar as exportações e gerar mais emprego e renda para o Estado. A cultura é incentiva pela pela Secretaria Executiva do Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), que tem buscado parcerias com grandes produtores e exportadores para desenvolver a produção da fruta no Estado. Nesse sentido, o secretário executivo do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro, participa, até o dia 14 de julho, de uma missão técnica ao Peru, maior exportador mundial de mirtilo.
Organizada pelo Programa Rota das Frutas RIDE – DF, a missão conta com representantes da Codevasf, Embrapa, Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e tem o apoio da Embaixada do Brasil, em Lima. O objetivo é conhecer projetos de mirtilo em duas regiões produtoras no sul daquele País.
De acordo com a SDE, o Programa Rota das Frutas possui a cultura do mirtilo como uma das principais ações. A iniciativa é coordenada pela Codevasf e pela Embrapa, que convidaram a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará para integrar a missão no intuito de realizar parcerias para implantar um projeto conjunto no estado do Ceará.
“Essa cultura é uma das frutas incentivadas pela Secretaria Executiva do Agronegócio da SDE e diversas ações estão sendo planejadas para este ano, principalmente nas regiões da Ibiapaba, Cariri e Maciço de Baturité. Nós acreditamos que o Estado do Ceará tem grande potencial para produção de berries, agregando valor e gerando renda e emprego para a nossa agricultura”, afirma Silvio Carlos.
Mais notícias


FABRICANTE DO OZEMPIC
