AUMENTO DA SELIC
Moody’s alerta que juros altos afetarão bancos e empresas
Por Redação - Em 07/02/2025 às 4:52 PM
A agência de classificação de risco Moody’s alertou que o aumento da taxa Selic, aliado à inflação persistente e à desvalorização do real, deve afetar o fluxo de caixa e diminuir a rentabilidade dos bancos e das empresas brasileiras em 2025. A Moody’s destacou que a taxa de juros mais alta reduzirá o apetite por risco e a demanda por crédito no Brasil.
De acordo com a agência, os bancos podem sofrer com a compressão de suas margens financeiras devido aos juros elevados. No entanto, o impacto dependerá da composição das carteiras de crédito de cada banco e da capacidade de cada instituição em lidar com os custos mais altos de captação.
Fora do setor financeiro, os segmentos mais alavancados, como o imobiliário, de telecomunicações e serviços públicos, devem enfrentar maiores dificuldades. Esses setores, que dependem fortemente de financiamento local para manter suas operações, são particularmente vulneráveis aos custos elevados do crédito.
A análise da Moody’s sugere que, para enfrentar esse cenário desafiador, bancos e empresas precisarão adaptar suas estratégias e buscar formas de mitigar os impactos da taxa de juros elevada.