ATIVOS SUSTENTÁVEIS
Movimento da Ancham pretende investir R$ 12,7 bi em preservação ambiental
Por Marcelo - Em 22/04/2021 às 2:10 PM
Reforçar o compromisso do setor empresarial com a preservação do meio ambiente no País é o principal objetivo do movimento #BrasilPeloMeioAmbiente, organizado pela Amcham Brasil – Câmara Americana de Comércio no Brasil. A entidade conta com a participação de empresas brasileiras e multinacionais.
O #BrasilPeloMeioAmbiente promove o que as empresas estão fazendo de melhor na defesa do meio ambiente brasileiro e já reúne um conjunto de 82 ações, realizadas por cerca de 50 empresas, envolvendo investimentos estimados em R$ 12,7 bilhões. O inventário com todas as ações pode ser acessado no site: amcham.com.br/ambiental.
“O Brasil é uma potência ambiental e líder natural na agenda mundial de sustentabilidade. Devemos usar esses ativos para melhor nos posicionarmos em uma retomada da economia global cada vez mais verde, circular e de baixo carbono. Temos muito a ganhar no curto, médio e longo prazos”, afirmou Luiz Pretti, presidente do Conselho de Administração da Amcham Brasil.
O lançamento da iniciativa acontece nesta semana da Cúpula de Líderes do Clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e terá duração até a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), em novembro deste ano, em Glasgow.
O movimento busca inspirar outras empresas a aprofundar as suas ações de sustentabilidade, bem como melhor informar as partes interessadas, no Brasil e no exterior, sobre o comprometimento empresarial com o meio ambiente. Almeja-se, ainda, contribuir para o avanço da agenda de inserção internacional do Brasil, em particular nas áreas de atração de investimentos, conclusão de acordos comerciais, ingresso na OCDE e aproximação com parceiros globais.
“É necessário que esse esforço empresarial venha acompanhado pelo aprofundamento dos compromissos governamentais e de resultados concretos sobre preservação ambiental e combate a mudanças climáticas por parte do Brasil. A atuação consistente nessas áreas determinará o sucesso da nossa recuperação econômica e integração internacional”, contextualizou Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil,