TENDÊNCIAS

Mudanças climáticas influenciarão o comportamento dos viajantes brasileiros em 2024

Por Redação - Em 13/11/2023 às 12:35 AM

Praia, Orla, Turismo Foto Mtur

Entre os entrevistados pela pesquisa, 70% escolheriam destinos mais frescos caso a temperatura em sua região de origem se eleve FOTO: Mtur

As mudanças climáticas, como o aumento das temperaturas, influenciarão cada vez mais o comportamento dos turistas. A constatação é da pesquisa “Previsões de Viagem para 2024”, realizada pela plataforma de reservas de viagens Booking, que detalhou as tendências e comportamentos dos viajantes brasileiros. Segundo o levantamento, 56% dos turistas nacionais estão buscando climas mais amenos para escapar do calor.

Entre os entrevistados pela pesquisa, 70% escolheriam destinos mais frescos caso a temperatura em sua região de origem se eleve. Essa tendência está impulsionando o crescimento das viagens voltadas para experiências aquáticas, com 41% dos brasileiros interessados em destinos com praias, rios e cachoeiras, por exemplo.

O estudo também mostrou que mais da metade dos turistas brasileiros (53%) expressaram o desejo de embarcar em uma viagem surpresa, onde cada detalhe, incluindo o destino, permanece desconhecido até o momento da chegada. Além disso, metade dos participantes revelou a preferência por não ter planos rígidos antes de viajar, enquanto uma expressiva maioria de 71% prefere itinerários flexíveis, permitindo ajustes de acordo com as circunstâncias.

Gastronomia

A experiência gastronômica também conta para os viajantes brasileiros. Três em cada quatro brasileiros (74%) desejam explorar culinárias autênticas durante suas viagens. Isso aponta um aumento da demanda pelo turismo de experiência e turismo gastronômico, que levam os viajantes a destinos que contam histórias por meio de sua gastronomia, não apenas proporcionando orgulho cultural, mas também gerando renda para comunidades ao seu redor.

Para o Ministério do Turismo, as constatações da pesquisa da Booking oferecem uma visão valiosa sobre as preferências dos viajantes brasileiros, indicando um cenário diversificado e dinâmico para a indústria do turismo em 2024. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business