METALURGIA
Multinacional indiana instalará fábrica na ZPE Ceará
Por Redação - Em 06/03/2023 às 3:02 PM
A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), a localização geográfica do Estado e a possibilidade de obtenção de mão de obra qualificada são alguns dos diferenciais que atraíram a multinacional indiana Natraj Ferroalloy para o Ceará, onde instalará uma fábrica metalúrgica. Na última semana, executivos da empresa se reuniram com integrantes da gestão da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) para tratar do assunto e costurar parcerias.
Na ocasião, os executivos da Natraj Ferroalloy, David André Leal e Shriram Jayanthi, enalteceram os atrativos do Ceará para o novo negócio da empresa, bem como a parceria da Fiec. “A ZPE do Ceará é a única em operação no Brasil, e isso é o que realmente chamou a atenção, na instalação da nova planta metalúrgica da nossa empresa. Nós precisamos de apoio e suporte e a Federação das Indústrias nos recebeu muito bem. Isso nos faz sentir mais em casa”, comentou o sócio-diretor David André Leal.“No Brasil, sabemos que existem locais de muito desenvolvimento e, no Nordeste, o Ceará se destaca. A ZPE fica muito próxima do continente europeu e da costa leste dos Estados Unidos da América, potenciais mercados consumidores que, hoje, com nossa planta na Índia, em logística, não conseguimos atender”, acrescentou o project leader Shriram Jayanthi.
Conforme Shriram Jayanthi, a nova planta metalúrgica do grupo português precisará de profissionais qualificados para operar. Para isso, eles contam com o apoio da Fiec, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na formação de mão de obra, contribuindo para que os empregos gerados pelo empreendimento sejam ocupados pelos cearenses. “Nossa ideia é utilizar o máximo do potencial do povo cearense, bastante criativo, que vai nos surpreender, com certeza, em termos de inovação”, ressaltou.
O diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, celebrou a aproximação com os investidores e a procura pelo apoio na formação de mão de obra. “Ficamos muito felizes quando uma grande empresa multinacional que vem se instalar no Ceará nos procura, para que possamos apoiá-la na produtividade e na competitividade de seus produtos. Recepcionamos os executivos da Natraj Ferroalloy e avançamos muito nas tratativas, para que possamos auxiliá-los no processo de implantação. Eles deixaram bem claro que vão precisar bastante do SESI e do SENAI, não só para este primeiro momento, mas, também, para a operação da empresa, envolvendo nossos programas de Capacitação e de Responsabilidade Ambiental e Social”, disse.
Atrativo
O presidente da Câmara Brasil Portugal, Eugênio Vieira, também participou da reunião e destacou mais um atrativo do Ceará para a atração de investimentos: a energia. “As empresas, hoje, têm buscado o Ceará também pela questão da energia, principalmente nas indústrias de base – como é o caso deles -, que passam pela exigência mundial pelo ‘selo verde’. Nesse cenário de sustentabilidade, nós somos um local bastante atrativo para as empresas”, afirmou.