AUMENTO DE 15,8%

Natal movimentará R$ 50 bilhões em compras, estima Abecs

Por Redação - Em 17/12/2024 às 12:01 AM

Presente De Natal Foto Freepik

Estudo aponta que seis em cada dez consumidores estão ativos nas compras de fim de ano FOTO: Freepik

O comércio de Natal de 2024 no Brasil deve registrar um volume total de R$ 50 bilhões em compras de presentes, o que representa um crescimento de 15,8% em relação ao mesmo período de 2023, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em parceria com o Instituto Datafolha. O valor médio gasto por consumidor também deve apresentar um aumento, passando de R$ 418 no ano passado para R$ 446 este ano.

Com 62% da população brasileira planejando comprar presentes no Natal, o estudo aponta que seis em cada dez consumidores estão ativos nas compras de fim de ano, mantendo a mesma proporção de intenção de consumo de 2023. O aumento de R$ 28 no gasto médio reflete a recuperação do poder de compra e a confiança do consumidor no setor de varejo.

Cartão de crédito é o meio de pagamento preferido

Entre os meios de pagamento, o cartão de crédito segue sendo o favorito dos consumidores, com 49% indicando intenção de uso (29% no crédito e 20% no débito). O Pix é o segundo mais escolhido, com 40%, seguido por dinheiro em espécie (35%) e boleto bancário (2%). O uso do cartão de crédito continua predominante, com 77% dos entrevistados afirmando que parcelarão suas compras. Esse comportamento é observado em todas as regiões do Brasil, com destaque para o Sudeste, onde 55% dos consumidores utilizam o cartão para as compras de Natal.

Roupas e brinquedos são os presentes mais procurados

Em relação aos tipos de presentes, roupas continuam sendo as mais escolhidas pelos brasileiros (60%), seguidas por brinquedos (42%) e calçados (18%). Perfumes e cosméticos também são bastante procurados, com 15%, enquanto eletrônicos (5%) e acessórios (4%) aparecem entre os itens menos mencionados.

Compras em lojas físicas predominam

Embora as compras online continuem em alta, 73% dos entrevistados preferem adquirir seus presentes em lojas físicas. A tendência é ainda mais forte nas regiões Norte (83%) e Centro-Oeste (78%). A preferência por compras presenciais é consistente também entre homens (73%) e mulheres (74%), além de ser mais pronunciada nas faixas etárias mais altas, chegando a 85% entre os consumidores com 60 anos ou mais.

Jovens lideram intenção de compras

A pesquisa indica que os jovens de 18 a 24 anos (74%) e 25 a 34 anos (77%) são os grupos com maior intenção de compras. Além disso, as classes A/B são as que mais se destacam em termos de intenção de compra, com 75%, seguidas pela classe C (64%) e D/E (49%).

Maior gasto entre os consumidores com mais de 60 anos

Entre as faixas etárias, os consumidores com 60 anos ou mais têm a maior média de gasto, de R$ 498. Já os consumidores mais jovens, como os de 18 a 24 anos, têm a menor expectativa de gasto, de R$ 351. Homens planejam gastar, em média, R$ 509, enquanto as mulheres pretendem desembolsar R$ 379.

Com esses números, o comércio de Natal de 2024 promete ser um período de vendas robustas, com um cenário favorável para o crescimento do varejo, impulsionado por uma combinação de aumento no volume de compras e variação nas formas de pagamento escolhidas pelos consumidores.

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