ESTRUTURA CORPORATIVA

Natura anuncia proposta de incorporação da Natura&Co e mudanças na liderança

Por Redação - Em 21/03/2025 às 3:19 PM

Natura

Com a finalização da incorporação, o grupo passará a ser liderado pelo Conselho de Administração da Natura Cosméticos

Em um movimento estratégico para otimizar sua estrutura corporativa, a Natura anunciou, nessa quinta-feira (20), uma proposta para a incorporação da Natura&Co pela sua subsidiária Natura Cosméticos. A operação visa transformar a Natura Cosméticos novamente na holding operacional do grupo, que voltaria a ser listada em bolsa. A proposta será submetida à votação dos acionistas na Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 25 de abril.

A proposta tem como objetivo “alinhar melhor a governança com as prioridades do negócio”, de acordo com o comunicado oficial da empresa. A Natura acredita que a incorporação resultará em uma estrutura mais eficiente e criará valor para seus acionistas, permitindo, inclusive, uma futura distribuição dos lucros da Natura Cosméticos.

Com a mudança, haverá alterações significativas na alta gestão do grupo. O atual presidente-executivo da Natura&Co, Fabio Barbosa, e o diretor financeiro, Guilherme Castellan, deixarão seus cargos. Barbosa será nomeado presidente do Conselho de Administração da Natura Cosméticos, enquanto Castellan deixará o grupo para “assumir novos desafios profissionais”. A liderança da Natura Cosméticos continuará nas mãos de João Paulo Ferreira, que se manterá como presidente-executivo, e Silvia Vilas Boas, que permanecerá como diretora financeira. A diferença é que, com a incorporação, ambos passarão a liderar uma empresa listada em bolsa e controladora do grupo, e não mais uma subsidiária.

Castellan, por sua vez, auxiliará Ferreira e Vilas Boas na transição até 12 de maio de 2025, garantindo uma mudança de liderança sem grandes turbulências.

Com a finalização da incorporação, o grupo passará a ser liderado pelo Conselho de Administração da Natura Cosméticos, que continuará contando com a presença dos fundadores Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, garantindo a continuidade da estratégia e da identidade da empresa.

Em outro ponto importante, a Natura também destacou que segue “explorando alternativas estratégicas” para a Avon Internacional, incluindo uma possível venda. No entanto, o plano de reestruturação e recuperação da marca Avon, liderado pelo presidente-executivo Kristof Neirynck, segue em andamento.

Essa reorganização interna da Natura e as movimentações envolvendo a Avon refletem o esforço do grupo em otimizar suas operações, alinhar sua governança e continuar a entrega de valor aos seus acionistas em um cenário de constante transformação no mercado global de cosméticos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business