ABASTECIMENTO DE FÁBRICAS

Nestlé e Enel formam consórcios para autoprodução de energia eólica no Brasil

Por Redação - Em 21/09/2024 às 12:07 AM

Turbina Energia Eólica

A Nestlé terá uma participação de 40% a 47% nas usinas, que gerarão energia para as fábricas da empresa em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais

A Nestlé e a Enel anunciaram, na última quinta-feira (19), a criação de três consórcios para autoprodução de energia eólica no Brasil, que irão abastecer cinco fábricas da Nestlé. As usinas eólicas estão localizadas no complexo Cumaru, no Rio Grande do Norte, e foram construídas e são operadas pela Enel Green Power.

A Nestlé terá uma participação de 40% a 47% nas usinas, que gerarão energia para as fábricas da empresa em São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais. Essas unidades são responsáveis pela produção de itens como leite Ninho, chocolates Garoto e produtos de nutrição animal da Purina.

A operação já recebeu aprovação do Cade e aguarda a autorização da Aneel. A autoprodução é uma modalidade de contratação de energia procurada por grandes consumidores, permitindo que indústrias eletrointensivas reduzam custos por meio de incentivos, como descontos em sistemas de transmissão e isenção de encargos setoriais.

O CEO da Nestlé Brasil, Marcelo Melchior, destacou que a autoprodução proporcionará maior estabilidade nos custos. Desde 2017, todas as fábricas da Nestlé são abastecidas por energia renovável, e a empresa busca diversificar suas fontes para avançar na transição energética, com a meta de ser “net zero” até 2050.

O CEO da Enel Brasil, Antonio Scala, ressaltou o compromisso da empresa em impulsionar a transição energética e a diversificação de fontes renováveis no país. A Enel é um dos principais geradores de energia renovável no Brasil, com 6,5 gigawatts (GW) de capacidade instalada, além de atuar no setor de distribuição em São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business