MICROEMPRÉSTIMO SEM GARANTIA
Nobel da Paz Muhammad Yunus participa do Mundo Unifor no próximo dia 20
Por Marcelo - Em 09/10/2023 às 7:28 PM
Laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006, o economista bengali Muhammad Yunus, estará presente na Universidade de Fortaleza, no próximo dia 20, às 18 horas. A visita se insere na programação do Mundo Unifor, o maior evento de disseminação científica, cultural, artística e de humanidades da Região Nordeste. As inscrições para a palestra de Yunus podem ser feitas gratuitamente pelo site da instituição.
Conhecido mundialmente por seu trabalho revolucionário no campo do microcrédito, Yunus é fundador do Grameen Bank, um banco que rompeu paradigmas ao oferecer microempréstimos sem necessidade de garantias. Tal iniciativa permitiu que milhares de pessoas, principalmente mulheres, em Bangladesh, tivessem a chance de criar seus próprios negócios, alcançar autonomia financeira e combater a pobreza.
Yunus, que desafiou a lógica tradicional do sistema bancário mostrando que os mais pobres são confiáveis e capazes de impulsionar o desenvolvimento sustentável, defende que o microcrédito vai além de um simples empréstimo. Para ele, é uma ferramenta de empoderamento que transforma vidas. E é sobre este tema que ele falará aos alunos da universidade da Fundação Edson Queiroz e participantes do evento.
A inspiração para o Grameen Bank surgiu em 1974, quando Bangladesh sofreu com uma terrível onda de fome. Yunus, então professor de Economia na Universidade de Chitagong, decidiu investigar as causas desse cenário e concluiu que o acesso a pequenos montantes de dinheiro poderia ser a solução para muitos. O desafio era que os mais vulneráveis não possuíam garantias para obter empréstimos. Assim, com um investimento inicial de apenas US$ 27,00 para 42 bengaleses, ele começou sua revolução no mundo financeiro, que hoje inspira inúmeras iniciativas ao redor do mundo.
O Mundo Unifor acontece de 16 a 20 de outubro. Nos cinco dias de evento, o campus da instituição será tomado por palestras, oficinas, encontros científicos e diversas atividades promovidas pelos quatro centros de ciências da universidade. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.