NO RIO GRANDE DO NORTE
Nordeste tem três cidades reconhecidas internacionalmente por práticas de turismo sustentáveis
Por Redação - Em 27/10/2023 às 3:03 PM
O Brasil conquistou mais um reconhecimento internacional por implantar práticas sustentáveis no turismo. Oito cidades brasileiras, sendo três no Nordeste, estão na prestigiada lista “TOP 100 Good Practice Stories”, promovida pela Green Destinations, uma organização holandesa que destaca e premia 100 histórias de sucesso que inspiram líderes do turismo responsável em todo o mundo.
Estão na listas três cidades do Rio Grande do Norte: Tibau do Sul, São Miguel do Gostoso e Apodi. As outras cinco cidades reconhecidas ficam no estado de Santa Catarina: Navegantes, Bombinhas, Urubici, Bom Jardim da Serra e Itá. A lista foi divulgada durante Conferência Anual da Green Destinations, na Estônia, destacando localidades em todo o mundo, como: Japão, Índia, Estados Unidos, Peru, Portugal e Brasil.
As histórias escolhidas contam iniciativas e projetos inovadores e eficazes de destinos que trabalham para um desenvolvimento mais sustentável a nível global.
Em Tibau do Sul, a criação da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras) fomentou o cultivo sustentável das ostras, a preservação do meio ambiente e estabeleceu a rota das ostras como uma alternativa de produção associada ao turismo.
Em São Miguel do Gostoso, a Triibo Agroforestry, fundada em 2018, oferece capacitação, educação ambiental e feiras agroecológicas que defendem a agricultura regenerativa e a produção de alimentos saudáveis. Esse projeto promove práticas sustentáveis que foram introduzidas no turismo na fazenda, proporcionando experiências de educação e gastronomia.
Já em Apodi, o projeto de Turismo Pedagógico de Apodi desenvolve a consciência ambiental dos alunos com práticas pedagógicas relacionadas ao turismo, integrando esse tema nas escolas e cumprindo as diretrizes da Política Nacional de Educação Ambiental. Além disso, o projeto sensibiliza os residentes para se envolverem e se sentirem conectados aos atrativos turísticos da região.