INVESTIMENTO DE R$ 1 BILHÃO
Novos lotes da Ferrovia Transnordestina contarão com recursos oriundos do BNB
Por Marcelo - Em 24/01/2024 às 10:30 AM
O presidente do Banco do Nordeste (BNB) Paulo Câmara participou da assinatura da ordem de serviço dos lotes 4 e 5 das obras da Ferrovia Transnordestina, em Fortaleza. Ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do diretor-presidente da Transnordestina Logística S/A (TLSA), Tufi Daher, Câmara assinou o documento que financia a construção do trecho que percorre as cidades de Acopiara, Piquet Carneiro e Quixeramobim܂
O novo trecho conta com investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão. A perspectiva é de que sejam criados cerca de 1.300 postos de trabalho diretos, e outros 2.500 de forma indireta nas referidas cidades. Também estavam presentes o diretor de Gestão de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão.
“Quando cheguei ao BNB, o presidente Lula me convocou e disse que queria que o Nordeste voltasse a crescer da forma correta, com obras estruturantes, com ações que chegassem a todos os municípios e que pudessem transformar a vida do povo, gerando emprego e renda. E uma das obras que ele pediu para a gente juntar esforços e acelerar foi justamente a Transnordestina, fundamental para o Nordeste brasileiro. Vai mudar a realidade e vai fazer a região avançar cada vez mais”, afirma Paulo Câmara.”
A ferrovia
A Transnordestina tem ao todo 1.206 quilômetros de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios em três estados (Piauí, Ceará e Pernambuco), ligando a cidade piauiense de Eliseu Martins ao Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, passando por Salgueiro, no interior pernambucano. O objetivo é transformar o Nordeste em polo exportador de minério de ferro e conectar, por trilhos, o sertão e o mar. A fase 1 do empreendimento já alcançou 70% de execução.