TURISMO EM ALTA

Número de estrangeiros que visitaram o Ceará neste ano atinge 75% do total de 2023

Por Redação - Em 14/10/2024 às 10:37 PM

Aeroporto, Passageiros, Turistas Foto Governo Do Ceará

O aumento na oferta de voos impactou diretamente a elevação do fluxo de turistas no Ceará FOTO: Governo do Ceará

O número de visitantes estrangeiros no Ceará de janeiro a agosto deste ano atingiu 75% do total registrado em 2023, conforme dados da Embratur e da Polícia Federal. Com o resultado, o Ceará se consolida como líder na atração de turistas nas regiões Norte e Nordeste.

A origem dos visitantes também se diversificou. Em 2023, 82,82% dos turistas eram da Europa. Em 2024, esse percentual caiu para 73%, com a América do Norte representando 15,49%, a América do Sul 10,27% e outros 1,25%.

Esse aumento está associado à expansão da malha aérea. Novos voos diretos para Miami e Orlando, além de uma rota sazonal para Buenos Aires, impulsionam o fluxo. As conexões diárias entre Lisboa e Fortaleza, assim como entre a França e Fortaleza, são fundamentais para os visitantes europeus.

O empresário suíço Kuno Zimmermann comenta sobre sua experiência no Ceará. “Venho para Fortaleza descansar do trabalho na Suíça. Quando consigo me organizar, venho pelo menos três vezes por ano”, relata. Ele viaja da Suíça até Lisboa e, em seguida, embarca em um voo da TAP para Fortaleza, companhia que opera a maior parte dos voos europeus para o estado, com nove frequências semanais.

Fluxo

As novas conexões aéreas, aliadas às ações de promoção do estado em feiras e eventos internacionais, como roadshows, têm sido fundamentais para atrair mais visitantes de diferentes nacionalidades. Além disso, a presença estratégica do Ceará em mercados internacionais tem contribuído para o expressivo aumento de turistas da América do Sul, que deu um salto de 89,97%. O fluxo de visitantes da América Central também apresentou um acréscimo de 2,65% em relação ao ano anterior, evidenciando o sucesso das ações integradas do turismo cearense em diversificar e ampliar o número de visitantes estrangeiros.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business