SEBRAE
Número de jovens empreendedores cresce 23% em uma década
Por Redação - Em 01/10/2024 às 1:03 PM
Nos últimos dez anos, o Brasil assistiu a um aumento significativo no número de empreendedores jovens, segundo um levantamento do Sebrae baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do IBGE. Entre o último trimestre de 2013 e o mesmo período de 2023, o país viu um crescimento de 23% no número de empreendedores com idades entre 18 e 29 anos.
No final de 2023, os jovens representavam 16,5% do total de quase 30 milhões de donos de negócios no Brasil. A maior parte desses empreendedores está concentrada no setor de serviços e reside nas regiões Sudeste (41,3%) e Nordeste (23,6%). Uma característica marcante desse perfil é que 91,4% dos jovens atuam como empreendedores por conta própria, ou seja, lideram seus negócios sem empregados, refletindo um modelo de empreendedorismo mais individualista.
Perfil do empreendedor jovem
Uma análise mais detalhada do perfil desses empreendedores revela algumas características interessantes:
Gênero: A maioria dos empreendedores jovens é do sexo masculino, representando 62,6%, enquanto 37,4% são mulheres.
Cor/Raça: A diversidade é uma realidade, com 57,7% dos jovens se autodeclarando negros (pretos ou pardos) e 41,3% brancos.
Educação: A evolução na escolaridade é notável. No último trimestre de 2023, 45,5% dos jovens tinham o Ensino Médio completo, um aumento de 20 pontos percentuais na última década. Além disso, 25,9% possuem o Ensino Superior incompleto ou mais, uma alta de 10,7 pontos percentuais.
Carga horária: Em média, esses empreendedores dedicam 37 horas semanais aos seus negócios, um pouco menos que as 40 horas dos adultos entre 30 e 59 anos, possivelmente devido à necessidade de conciliar trabalho e estudos.
Rendimento em Alta
O rendimento médio dos jovens empreendedores também atingiu um marco histórico, alcançando R$ 2.376 no último trimestre de 2023. Esse crescimento salarial, aliado ao aumento da escolaridade e ao número de jovens no empreendedorismo, sinaliza uma transformação significativa no perfil da nova geração de empresários brasileiros.