ANAC

Número de passageiros internacionais no Ceará avança 45% em julho

Por Redação - Em 28/08/2024 às 11:41 PM

Default

Ao todo, mais de 2,2 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros entre embarques e desembarques internacionais no mês de julho

O Ceará destacou-se em julho de 2024 ao registrar um aumento de 45% no número de passageiros internacionais no Aeroporto Internacional de Fortaleza, em comparação com igual período do ano passado. Esse crescimento expressivo coloca o estado como o líder na região Nordeste e o quinto no Brasil em movimentação de turistas estrangeiros, superando a média nacional de 17%.

Ao todo, mais de 2,2 milhões de pessoas passaram pelos aeroportos brasileiros entre embarques e desembarques internacionais no mês de julho, o maior número para o período desde o início da série histórica em 2000, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Florianópolis e Curitiba

Enquanto o Ceará se destaca no Nordeste, os aeroportos de Florianópolis e Curitiba lideraram o crescimento nacional, com aumentos de 113% e 87%, respectivamente. Esse crescimento expressivo está relacionado à absorção de voos cancelados em razão do fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.

Expansão da malha aérea

Desde o início de 2024, o Ceará tem experimentado um significativo aumento na sua malha aérea internacional, fator crucial para o incremento no número de turistas estrangeiros. Em fevereiro, a TAP aumentou de sete para nove os voos semanais entre Fortaleza e Lisboa. Em junho, a GOL adicionou um novo voo para Miami, totalizando cinco conexões, quando somadas às três operações da Latam.

O mês de junho também foi marcado pela recuperação do voo direto para Orlando, operado pela GOL com uma frequência semanal. Para o segundo semestre, o estado já se prepara para novas adições: os voos para Paris, atualmente com três frequências semanais, passarão para cinco, e a partir de dezembro, Buenos Aires terá três voos semanais.

Além disso, em novembro, a Latam começará a operar uma nova rota internacional ligando Fortaleza a Santiago, no Chile, com voos diretos uma vez por semana em aeronaves Airbus A320neo, com capacidade para 174 passageiros.

Perspectivas

O crescimento contínuo da malha aérea internacional e o aumento expressivo no fluxo de turistas estrangeiros fortalecem a posição do Ceará como um destino cada vez mais atrativo no cenário global. Com novos voos e rotas sendo adicionados, o estado está bem posicionado para continuar a atrair visitantes de todas as partes do mundo, contribuindo significativamente para a economia local e para o turismo brasileiro como um todo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business