
INOVAÇÃO
Nvidia vai investir US$ 500 bilhões em supercomputadores de IA nos EUA
Por Redação - Em 15/04/2025 às 12:01 AM

Para garantir a fabricação desses supercomputadores, a Nvidia firmou parcerias com Amkor e SPIL, que auxiliarão nas etapas de empacotamento e testes no Arizona.
A Nvidia anunciou sua entrada no mercado de supercomputadores de inteligência artificial (IA), com planos de fabricá-los integralmente nos Estados Unidos. O projeto contará com fábricas em Arizona e Texas, em colaboração com empresas locais.
Jensen Huang, CEO da Nvidia, destacou que “os motores da infraestrutura de IA do mundo estão sendo construídos nos Estados Unidos pela primeira vez”. A produção de chips Blackwell, essenciais para sistemas avançados de IA, já iniciou em Phoenix, Arizona, com a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC). No Texas, fábricas em Houston e Dallas, em parceria com Foxconn e Wistron, entrarão em operação entre 12 e 15 meses.
Para garantir a fabricação desses supercomputadores, a Nvidia firmou parcerias com Amkor e SPIL, que auxiliarão nas etapas de empacotamento e testes no Arizona. A expectativa é que, nos próximos quatro anos, a companhia produza US$ 500 bilhões em infraestrutura de IA nos Estados Unidos.
Esses supercomputadores abastecerão as chamadas “fábricas de IA”, data centers dedicados ao treinamento de modelos de IA. A Nvidia prevê a construção de dezenas desses centros, impactando significativamente a economia e gerando milhares de empregos.
Além disso, a empresa utilizará tecnologias como o Omniverse e robôs autônomos Isaac GR00T para otimizar a produção, reforçando a resiliência da cadeia de suprimentos de chips de IA nos Estados Unidos.
Mais notícias


Noite Harmonizada
