Transformação Digital

O que esperar da IA para os negócios em 2025

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 10/04/2025 às 10:00 AM

Uso Da Ia Foto Freepik

Segundo estudo da PwC, 49% dos líderes de tecnologia afirmam que a IA está totalmente integrada na estratégia central de negócios de suas empresas Foto: Freepik

O sucesso das empresas com a inteligência artificial (IA) em 2025 dependerá tanto da visão estratégica quanto da adoção tecnológica. É o que aponta a pesquisa Pulse da consultoria PwC, divulgada no último trimestre de 2024, que descobriu que 49% dos líderes de tecnologia afirmam que a IA está totalmente integrada na estratégia central de negócios de suas empresas, enquanto um terço diz que a tecnologia está incorporada aos produtos e serviços.

Na avaliação do estudo, a integração da IA nas organizações é crucial, pois além de possibilitar grandes inovações, como novos modelos de negócios, ela também promove ganhos incrementais significativos. Melhorias de 20% a 30% na produtividade, agilidade para entrar no mercado e aumento de receita são alguns dos benefícios esperados.

De acordo com a PwC, embora existam exageros em torno da IA, o ritmo de inovação, investimento e adoção empresarial é sem precedentes. As projeções da empresa para 2025 destacam várias contribuições significativas da IA para os negócios:

– Estratégia de IA: pode levar as empresa à liderança ou comprometer sua capacidade de competir;
– Força de trabalho: a utilização de agentes de IA pode dobrar a produtividade da força de trabalho;
– ROI da IA: o retorno sobre o investimento depende de práticas de IA responsáveis;
– Valor e sustentabilidade: a IA será uma fonte crucial de valor e uma aliada na sustentabilidade;
– Desenvolvimento de produtos: a tecnologia pode reduzir pela metade os ciclos de desenvolvimento de novos produtos; e
– Dinâmica da competição: a IA tende a redefinir a concorrência em nível setorial.

Essas previsões, destaca ainda consultoria, sublinham a importância de uma abordagem estratégica e responsável na adoção da IA para garantir o sucesso e a competitividade das empresas no futuro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business