ECONOMIA
Observatório da Indústria realiza análise sobre os efeitos da pandemia no setor
Por Marcelo - Em 05/05/2020 às 6:08 PM
O Observatório da Indústria da FIEC divulgou nesta terça-feira (5) a terceira edição do Boletim Econômico do Coronavírus, cujo objetivo é informar as principais medidas adotadas no mundo – e principalmente, no Brasil – para mitigar a desaceleração econômica consequente do combate à pandemia.
De acordo com o estudo, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Organização Mundial de Comércio (OMC) solicitaram que os países retirem as suas barreiras comerciais adotadas desde o anúncio de pandemia do coronavírus pela OMS. A intenção é evitar que as novas medidas reduzam a circulação de mercadorias e contraiam o comércio internacional.
No campo estrutural, há preocupações sobre como a pandemia afetará a produtividade dos países no médio e longo prazo nas diferentes economias, impactando assim o chamado crescimento futuro. Com a restrição de mobilidade entre fatores (seja trabalho ou capital), a tendência é por um retorno interno e vertical das cadeias globais de valor e perda de eficiência produtiva.
Além disso, limitações a aglomerações e interações possivelmente limitam também um importante motor dos Sistemas de Inovação: a interação que se transmite entre hábitos tácitos de cooperação que se dá justamente pela proximidade espacial.
Outro aspecto é a própria queda na taxa de crescimento global, o que limita o learning by doing das empresas, os chamados ganhos de escala e de aprendizado inerentes a maiores mercados consumidores ou em expansão.
Por fim, um efeito é incerto: dada uma heterogeneidade entre empresas pequenas, médias e grandes, com diferentes níveis de produtividade, uma falência especulada das menores pode levar a uma maior concentração de
mercado (o qual resulta em um efeito dúbio sobre a produtividade), reorganização e transferência de mercado de trabalho para as maiores.