PRODUTO INTERNO BRUTO

OCDE mantém projeção de crescimento global de 3,2% para 2024 

Por Redação - Em 04/12/2024 às 11:27 AM

Ocde

Nos Estados Unidos, a OCDE revisou suas previsões de crescimento para 2024, projetando uma expansão de 2,8%, um pouco acima da estimativa anterior de 2,6%

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) manteve sua previsão de crescimento global do Produto Interno Bruto (PIB) em 3,2% para 2024, conforme o relatório de perspectivas econômicas trimestrais divulgado nesta quarta-feira (4). A projeção para 2025, no entanto, foi revista para cima, passando de 3,2% para 3,3%, impulsionada pela expectativa de maior flexibilização das políticas monetárias.

O documento aponta que os efeitos do aperto monetário nas principais economias começam a ser diluídos, com a inflação em trajetória de queda em direção às metas estabelecidas pelos bancos centrais. A redução das taxas de juros deve impulsionar o consumo doméstico e favorecer investimentos privados nos próximos dois anos, especialmente em setores sensíveis a juros, como o imobiliário e o consumo de bens duráveis.

Nos Estados Unidos, a OCDE revisou suas previsões de crescimento para 2024, projetando uma expansão de 2,8%, um pouco acima da estimativa anterior de 2,6%. Para 2025, a expectativa foi ajustada de 1,6% para 2,4%. Esse crescimento, no entanto, tende a desacelerar à medida que a taxa de participação do mercado de trabalho diminui e o consumo privado se modera. Para 2026, a OCDE projeta uma expansão mais modesta de 2,1%.

A organização também espera que o Federal Reserve (Fed) adote uma política monetária mais relaxada nos próximos anos, o que deve estimular os investimentos. Contudo, o impacto desse afrouxamento será atenuado pela necessidade de refinanciamento de créditos a juros mais elevados do que os inicialmente contratados pela população, o que pode limitar a recuperação do consumo.

Zona do euro

Para a zona do euro, a OCDE ajustou sua previsão de crescimento para 2024 para 0,8%, ligeiramente acima da estimativa anterior de 0,7%. A expectativa para 2025 se mantém em 1,3%, e para 2026, a organização prevê um crescimento de 1,5%.

Entretanto, as perspectivas para a Alemanha, maior economia da região, são mais sombrias. A OCDE revisou para baixo suas projeções para o país, prevendo estabilidade no PIB em 2024 e um crescimento moderado de 0,7% em 2025, após estimativas anteriores de 0,1% e 1,0%, respectivamente. Para 2026, a previsão é de um crescimento de 1,2%.

China

A projeção para a China em 2024 permanece em 4,9%, mas a previsão para 2025 foi revista para 4,7%, um leve aumento em relação à estimativa anterior de 4,5%. Para 2026, a OCDE prevê uma desaceleração do crescimento chinês para 4,4%.

O relatório destaca que o setor imobiliário da China continuará enfrentando dificuldades, mas que o investimento em infraestrutura e na indústria deverá se manter estável. Além disso, a OCDE alerta que o aumento das restrições no comércio global pode afetar a atividade industrial do país, mas que as recentes medidas de estímulo implementadas pelo governo chinês podem superar as expectativas e impulsionar tanto a confiança do consumidor quanto a recuperação econômica.

Com essas previsões, a OCDE reflete um cenário de crescimento moderado para as principais economias globais, com impactos variados conforme as particularidades de cada região. O foco permanece em como as políticas monetárias e as tensões comerciais irão moldar as trajetórias econômicas nos próximos anos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business