
PREVENÇÃO NO CARNAVAL
Oftalmologista Aécio Dias alerta para o cuidado com os olhos neste Carnaval
Por Marcelo Cabral - Em 27/02/2025 às 10:11 AM
O oftalmologista Dr. Aécio Dias (CRM 7264 e RQE 4030), fundador do Instituto da Visão do Ceará (IVC), reforça a importância da proteção ocular, especialmente durante o período festivo do Carnaval. Atividades típicas desta época, como o tradicional ‘mela-mela’, podem representar riscos significativos para a saúde dos olhos e, por isso, demandam precauções especiais.

Dr. Aécio Dias recomenda muito cuidado com os olhos neste Carnaval
Uma das principais recomendações do especialista é o uso de óculos de sol como parte do figurino carnavalesco, preferencialmente modelos maiores, que atuam como barreira física contra substâncias potencialmente irritantes. Comumente, misturas à base de maizena são lançadas no rosto das pessoas, mas podem conter ingredientes adversos como ovos, ketchup, mostarda, pimenta ou até produtos químicos agressivos à córnea.
“O maior cuidado deve ser com o ‘mela-mela’, pois nunca sabemos exatamente o que está sendo jogado. Caso os olhos sejam atingidos, a recomendação imediata é lavá-los abundantemente com água corrente ou água mineral, evitando qualquer outro produto para a limpeza inicial”, explica o Dr. Aécio Dias.
Além da proteção contra irritações, o especialista ressalta a importância dos óculos escuros para preservar estruturas essenciais do olho, como cristalino, córnea e retina, contra os intensos raios ultravioleta (UV) característicos da região. “É fundamental garantir que os óculos utilizados possuam filtro UV, reduzindo em até 90% a exposição aos raios solares”, acrescenta.
Lentes de contato
Usuários de lentes de contato gelatinosas precisam redobrar os cuidados, especialmente ao mergulhar em piscinas ou do mar. O risco de infecções graves, incluindo úlcera de córnea causada por amebas ou protozoários, é elevado. Segundo o especialista, a água de piscinas pode ser ainda mais contaminada do que a do mar, dependendo da praia onde a pessoa esteja.
“É imprescindível evitar dormir com lentes de contato, pois às vezes as pessoas se excedem no consumo de bebidas alcoólicas e adormecem, o que pode comprometer a oxigenação da córnea, favorecendo infecções. Além disso, se estiver na rua e algo for jogado no rosto enquanto estiver usando lentes, é essencial removê-las imediatamente, lavar os olhos e as lentes com água abundante e nunca recolocá-las. O ideal é ir para casa e colocá-las na solução para assepsia, ou dependendo, usar um novo par no dia seguinte”, orienta o médico.
Com essas precauções, o Carnaval pode ser aproveitado com muita alegria e diversão com a família ou os amigos, mas garantindo a sua segurança e o seu bem-estar. “Protejam seus olhos e divirtam-se com responsabilidade. Um excelente Carnaval a todos“, complementa o Dr. Aécio Dias.
Mais notícias


novas tecnologias
