NO CENTRO DE EVENTOS

Onélia Santana, Lia Freitas e Ana Maria Lins dão brilho à abertura na Fenacce

Por Marcelo - Em 26/09/2023 às 10:13 PM

A primeira-dana do Ceará, Lia Freitas, e a titular da Secretaria de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, participaram nesta terça-feira (26), da abertura da 5ª edição da Feira Nacional de Artesanato e Cultura do Ceará (Fenacce), que vai até domingo, no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Participam 1.500 artesãos (ãs) de todos os 27 estados brasileiros, além de 320 expositores, representando uma das maiores feiras do segmento do Brasil. Junto com elas a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, visitou todos os estandes e as três deram um brilho especial ao evento.

Onélia Santana, Lia Freitas e Ana Maria Lins em frente ao Centro de Eventos

A primeira-dama do Governo do Ceará, ressaltou que é muito importante valorizar os mestres do artesanato do Ceará e de todo o Brasil, que estão deixando para toda a população um patrimônio cultural. “Aqui no Estado do Ceará nós valorizamos esses mestres e queria que vocês visitassem esses estandes, de tanta importância como xilogravuras, tantas artes que precisamos apreciar e levar para as nossas famílias, as nossas secretarias, os nossos estados e os nossos municípios”, destaca.

Segundo Onélia, a importância da Fenacce é que dá oportunidade para que artesãos do Ceará e de todo o País possam expor seus produtos em 87 estandes, com expectativa de ultrapassar R$ 700 mil em vendas. “Temos aqui várias conquistas destes últimos oito anos do governo Camilo Santana, no qual estivemos à frente dessa política de grande importância, que é a nossa cultura viva, a nossa história contada através do artesanato cearense”, afirma.

Ela destacou as diversas conquistas obtidas como a isenção fiscal do ICMS; a emissão da carteirinha das entidades artesanais através da Casa da Moeda, garantindo sua veracidade; a instalação da Casa do Artesão na Capital, para hospedar os artesão vindos do interior do Estado; a implantação de seis lojas em shoppings, no Aeroporto de Fortaleza e no interior, além da loja virtual e do site criado para fazer o marketing dos produtos.

Onélia Santana, Renata Jereissati, Stella e André Pavan, e Lia Freitas

Quem também esteve presente foi a ex-primeira do Ceará, Renata Jereissati, que junto com o casal Stella e André Pavan, organizadores da Fenacce, também visitou todos os estandes e ficou impressionada com a beleza dar peças apresentadas por artesão de todo o País. Moda, calçados, acessórios, bijouterias, além de peças em pano, madeira, argila e pedras, podem ser encontradas na feira, além de comidas típicas de alguns estados expositores.

Lembrou que também foi feito investimento de qualificação dos artesão em design, para agregar valor às peças, bem como a valorização dessas pessoas, que estão garantidas nas feiras estaduais, nacionais e internacionais, significa que são recursos do Governo do Estado que estão sendo investidos, assim como está sendo nesta edição da Fenacce. “Trata-se de uma política pública que além de retorno econômico para o Estado, sobretudo fortalece a nossa história e cultura contadas através das esculturas, da renda, do nosso artesanato“, destaca Onélia.

E destacou que as peças do artesanato cearense fazem um grande sucesso no Brasil, mas principalmente na Europa, onde as pessoas apreciam muito as peças feitas aqui. “A gente tem vendido bastante para europeus, principalmente na loja do Aeroporto de Fortaleza, existe uma procura imensa. Inclusive, no mês que vem vamos expor nosso artesanato num evento internacional. Para mim é uma grande alegria, tanto pelos estímulos do governo Camilo Santana, quanto do governo Elmano de Freitas, que está dando continuidade a esta política tão bonita e tão importante para o nosso Estado”, completa Onélia Santana.

Estande da CeArt tem uma grande acervo de peças produzidas pelos artesãos e artesãs cearenses

Mais notícias

Ver tudo de IN Business